O bailarino e ator catarinense Daniel Pereira, 31 anos, está confirmado no elenco do filme Ainda Estou Aqui, inspirado no romance autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que aborda o assassinato do ex-deputado Rubens Paiva, em 1971, durante a ditadura militar.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A produção, que não tem data de estreia confirmada, será lançada ainda em 2024 pelo cineasta brasileiro Walter Salles, responsável por dirigir o aclamado clássico Central do Brasil (1998), e conta ainda com a participação de Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello.

Origem no ballet
Daniel Pereira, que é natural de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, começou a dançar aos 8 anos de idade. Fez parte da Cia de Dança Millennium de Itajaí, sendo pentacampeão do maior festival de dança do mundo, o festival de dança de Joinville.
Aos 17 anos, iniciou os estudos em artes cênicas na escola de atores JP Instituto, também em Itajaí, sendo convidado para ser o ator principal do espetáculo de formatura das turmas de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. Após se formar, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Drama familiar que virou peça de teatro

Logo depois de se mudar para o Rio de Janeiro, Daniel soube que sua mãe estava com câncer de mama. O ator decidiu deixar a carreira de lado e voltar para Itajaí, onde acompanhou toda a luta da matriarca contra a doença, por 8 anos. Ela faleceu em 2020.
Após a pandemia, o ator decidiu voltar para o Rio de Janeiro para atuar e lutar por mais espaço e visibilidade, estreando seu primeiro projeto solo intitulado ‘Ao Soar do Sino’, monólogo idealizado pelo catarinense, que conta a história da luta de sua mãe contra o câncer.
— A peça teve apresentações significativas em outubro, mês da prevenção ao câncer de mama. Receber críticas positivas de Ale Marson e João Emanuel Carneiro foi gratificante, mas o destaque foi a forma como o público recebeu a peça, ressignificando vidas e promovendo reconciliações familiares —, diz o ator.
Bastidores de ‘Ainda Estou Aqui’
Para participar de ‘Ainda Estou Aqui’, Daniel Pereira passou por uma seleção até conseguir ser chamado para o teste do elenco, tendo até que fazer aulas extras de direção de motocicleta para garantir o papel.
Continua depois da publicidade
— Meu agente enviou meu material para a seleção do filme, e após quatro meses, recebi o convite para o teste. Interpretar um personagem que precisava andar de moto antiga, ambientado nos anos 70, foi um desafio extra. Decidi fazer aulas de moto para ganhar mais confiança, mesmo já possuindo CNH para carro e moto — explica o ator.
Ele conta como foi participar da produção com atores consagrados do cinema brasileiro e mundial.
— Minhas gravações ocorreram em locações externas, e embora minhas cenas não tenham coincidido com as de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, tive a honra de compartilhar experiências nos bastidores. Destaco a troca deliciosa com Fernanda Torres e a alegria de atuar com a admirável Valentina Herszage — comenta.
Daniel contracenou com Valentina Herszage, um dos grandes nomes da nova geração de atrizes brasileiras. Ele relata como foi atuar ao lado dela.
— As gravações foram marcadas por momentos divertidos, especialmente nas duas diárias que tive com Valentina. Voltar no tempo e viver histórias que conhecemos apenas por meio de livros é a mágica do cinema. Walter Salles transportou-nos cuidadosa e singularmente para a época da ditadura, um período vivenciado por meus avós e meus pais na infância — conta Daniel.
Continua depois da publicidade
Turnê em Santa Catarina
O ator e bailarino catarinense precisou conciliar seu monólogo “Ao Soar do Sino” ao longo das gravações do filme. Com o fim das gravações, o ator volta ao seu Estado natal para uma turnê com sua peça, em parceria com o autor João Luís Vieira.
— Ao Soar do Sino conquistou o coração do público no Rio, e agora levo para Santa Catarina começando por Blumenau, no dia 7 de abril. Mas tenho desejos de espaço em outras cidades, como minha terra natal Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú e outras cidades do Estado — anuncia o ator.
Veja fotos de Daniel Pereira durante a produção do filme
Leia também
Saiba como adquirir ingressos para o Carnaval de Joaçaba 2024
Influenciadora blumenauense faz investimento milionário e vira musa de escola de samba