O árbitro Ramon Abatti Abel, da federação de Santa Catarina, vai apitar a estreia do Manchester City na Copa do Mundo de Clubes, nesta quarta-feira (18). O catarinense é o segundo árbitro brasileiro a trabalhar na competição. Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, apitou Monterrey e Inter de Milão na terça-feira (17).
Continua depois da publicidade
Quem é Ramon Abatti Abel, árbitro na Copa do Mundo de Clubes
Natural de Turvo, mas radicado em Araranguá, cidade que fica no Sul de Santa Catarina, Ramon Abatti faz parte dos quadros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), CONMEBOL e FIFA (Federação Internacional de Futebol).
Ramon Abatti Abel começou a apitar partidas de futebol profissional em 2017, no Campeonato Catarinense. Em 2020, estreou na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Dois anos depois se filiou à Conmebol e à Fifa.
Nos últimos anos, o árbitro catarinense apitou jogos importantes no calendário nacional. Ele atuou em oito finais estaduais desde 2021, além de ser o árbitro da decisão da Supercopa do Brasil de 2025. No cenário internacional, trabalhou na final das Olimpíadas de Paris, em 2024.
Na partida entre Manchester City e Wydad Casablanca, pela Copa do Mundo de Clubes, Abatti Abel será auxiliado por Rafael Alves e Danilo Ricardo Simon Manis.
Continua depois da publicidade
Vida pessoal de Ramon Abatti Abel
Nascido em Turvo, no dia 18 de setembro de 1989, Ramon passou parte da infância em Ermo, município catarinense. O catarinense é formado em Direito pela Universidade do Sul Catarinense. O árbitro é casado e possui um filho.
Leia também
Vitória do River Plate estende série invicta sul-americana na Copa do Mundo de Clubes





