Natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, a árbitra auxiliar Neuza Back, de 38 anos, fará história na Copa do Mundo do Catar. Ela está escalada para integrar o primeiro trio de arbitragem totalmente feminino em uma Copa do Mundo Masculina, na partida entre Costa Rica e Alemanha, nesta quinta-feira (1°), no estádio Al Bayt.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
No jogo, válido pela terceira rodada do Grupo E, Neuza Back estará ao lado da árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, e das auxiliares Karen Diaz Medina, do México, e Said Martinez, de Honduras.
Histórico! Catarinense Neuza Back fará parte de quarteto de arbitragem feminino inédito em Copas
Formada em Educação Física, a catarinense fez o curso de arbitragem em 2008 e foi considerada a melhor aluna da turma. Ela participou de jogos do Campeonato Catarinense e, no ano seguinte, começou a atuar na Série A do Campeonato Brasileiro masculino. Em 2014, Neuza Back se tornou árbitra assistente FIFA.
Continua depois da publicidade
O bom e o ruim da Copa do Mundo
Além da Copa do Catar, Neuza já esteve em momentos importantes de outras competições. A árbitra assistente atuou no Mundial de Clubes FIFA de 2020, na primeira equipe de arbitragem completamente feminina do torneio, ao lado da árbitra Edina Alves Batista. Ela também integrou o primeiro quarteto feminino a apitar um jogo da CONMEBOL Libertadores. Já em 2016, Neuza foi a única representante da arbitragem feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos.
No Campeonato Brasileiro de 2020, a árbitra auxiliar completou 100 jogos na Série A da competição. As homenagens por Neuza ter atingido essa marca vieram em sua 106ª partida no Brasileirão, antes do jogo entre Chapecoense e Bahia, em Santa Catarina.
Leia também
Alemanha é punida pela Fifa por ausência de jogadores em entrevista coletiva; saiba a pena