Um tornado atingiu um iate e fez com que a embarcação naufragasse na manhã desta segunda-feira (19), na costa da Sicília, na Itália. Uma pessoa morreu e outras seis estão desaparecidas. Entre os desaparecidos estaria bilionário Mike Lynch, empresário britânico da área de tecnologia conhecido como o “Bill Gates do Reino Unido”. As informações são do portal g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O barco é um veleiro de luxo e tinha bandeira do Reino Unido. A embarcação, batizada de Bayesian, tinha 22 pessoas a bordo. Ela foi atingida por uma tempestade quando navegava pela costa de Palermo, capital da Sicília. O tornado fez com que o iate virasse.

Os desaparecidos seriam turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá. Informações da Guarda Costeira dão conta de que o bilionário Mike Lynch, empresário britânico da área de tecnologia que é conhecido como o “Bill Gates do Reino Unido”, seria um dos desaparecidos.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, está entre as pessoas que foram resgatadas pela Guarda Costeira. O nome da pessoa morta no incidente ainda não havia sido confirmada até o início da tarde desta segunda.

Continua depois da publicidade

Mike Lynch tem 59 anos e é cofundador da empresa de software Autonomy. Lynch se graduou em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e tem doutorado em processamento de sinais e comunicações.

Em 2011, a Autonomy foi vendida para a Hewlett-Packard (HP), em uma operação fechada por 11 bilhões de dólares. A negociação levantou suspeitas de fraude. Após mais de 10 anos de investigações, ele foi inocentado das acusações de fraude em um processo julgado nos Estados Unidos.

Passageiros dormiam no momento do tornado

Segundo as informações iniciais dos sobreviventes, a maioria dos passageiros estava dormindo nas cabines no momento em que o tornado atingiu a embarcação. Alguns conseguiram pular para fora do veleiro.

Os tornados no mar Mediterrâneo são considerados raros, mas nos últimos dias tempestades e chuvas fortes têm atingido regiões da Itália.

Continua depois da publicidade

As equipes de resgate informaram que a embarcação foi encontrada a uma profundidade de 49 metros. Uma investigação vai apurar as causas do naufrágio. O barco foi construído em 2008 pela empresa Perini.

A fabricante informou que o barco tinha o mastro de alumínio mais alto do mundo, com 75 metros de altura. O iate tinha seis suítes e capacidade para até 12 hóspedes, além de mais 10 tripulantes.

Leia também

Nevoeiro ou fumaça da Amazônia? O que explica tempo encoberto em SC nesta segunda

Fenômeno “Superlua azul”, que ocorre a cada dois anos, poderá ser visto no céu de SC; entenda

Escolas de Florianópolis não alcançam meta do Ideb; São José fica abaixo em um quesito