A deputada estadual do Rio de Janeiro Lucia Helena Pinto de Barros, conhecida como Lucinha, foi condenada à prisão pelo crime de peculato em julgamento no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O crime corresponde A parlamentar recebeu pena de quatro anos e meio de prisão em regime semiaberto aprovada pela maioria dos desembargadores que analisaram o caso. As informações são do jornal Coreio Braziliense.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Lucinha também deverá perder o mandato e precisará pagar uma multa de R$ 174 mil. A decisão ainda permite recurso e a parlamentar poderá aguardar pela decisão em liberdade.
A acusação contra Lucinha envolve um suposto uso de dinheiro público para pagar um pedreiro. A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) afirma que um homem contratado como assessor parlamentar da deputada efetuava, na prática, serviços particulares de pedreiro e de cabo eleitoral.
O caso teve início com uma ação trabalhista movida pelo suposto funcionário contra a deputada. Segundo a denúncia, a Assembleia do Rio de Janeiro (Alerj) teria gasto R$ 174 mil em pagamentos para o pedreiro entre 2011 e 2015.
Continua depois da publicidade
A deputada Lucinha já havia sido afastada do cargo em dezembro do ano pasado.
Lucinha tem 63 anos e dois filhos. Ela começou na política do Rio de Janeiro ainda na década de 1980, ao lado do pai.
Investigações da polícia fluminense já apontaram que a parlamentar seria um braço político de uma milícia com atuação em várias regiões da capital flumnense.
Ela foi eleita vereadora do Rio pela primeira vez em 1992 e chegou a ser a candidata mais votada na disputa de 2008. Atualmente, ela é deputada estadual em quarto mandato.
Ao longo da trajetória política, segundo o portal g1, a parlamentar já foi suspeita de espalhar placas “se cumprimentando” por melhorias de serviços como limpeza e podas de árvores.
Continua depois da publicidade
Em outubro do ano passado, ela teria sido abordada por criminosos em um sítio onde estava para comemorar o aniversário.
Leia também
Quais cidades lideram em cobertura de planos de saúde em SC
Quando será possível transitar pelo Contorno Viário
Cerca de 100 agentes de perícia criminal concursados são chamados para atuar em SC