Liang Wenfeng é fundador da startup DeepSeek, empresa chinesa que desafia os gigantes do Vale do Silício e a liderança dos EUA em inteligência artificial (IA). Nascido em 1985, o jovem engenheiro é considerado um prodígio da computação e das finanças. Com informações do O Globo

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Formado em engenharia pela Universidade de Zhejiang, em Hangzhou, ele diz ter sido convencido de que a IA “mudaria o mundo”. Em 2015, Wenfeng fundou a High-Flyer, uma empresa de investimentos especializada no uso de IA para analisar as tendências do mercado de ações. 

— Nós simplesmente fazemos as coisas em nosso próprio ritmo, calculamos os custos e os preços. Nosso princípio não é subsidiar [o mercado] ou gerar lucros enormes — explicou Liang Wenfeng.

Em 2021, o engenheiro começou a comprar processadores gráficos da americana Nvidia para um “projeto paralelo”. Em 2025, Segundo os seus sócios, o engenheiro não era “nem um pouco como um chefe, mas mais como um nerd”. 

Continua depois da publicidade

O “projeto paralelo” mencionado por ele na época era um chatbot baseado em IA generativa. Neste ano, o aplicativo ultrapassou o ChatGPT nos EUA e derrubou ações de empresas de Inteligência Artificial (IA)

O produto também aproxima Liang Wenfeng dos bastidores do governo chinês que está animado com o êxito da DeepSeek ao apresentar um modelo de IA generativa no mesmo nível do que há de mais avançado nos EUA. 

Efeito “DeepSeek” derrubou a fortuna dos bilionários dos EUA

As fortunas dos magnatas da tecnologia despencaram após o novo modelo de inteligência artificial (IA), produzido pela startup chinesa DeepSeek, mexer com os mercados nesta segunda-feira (27).

Com o destaque de ser uma alternativa viável e mais barata de inteligência artificial, o modelo IA divulgado pela startup chinesa fez investidores questionarem sobre a sustentabilidade de gastos e investimentos no setor por empresas dos Estados Unidos— incluindo a Microsoft, a Meta e a Alphabet.

Continua depois da publicidade

Conforme cálculo da agência Bloomberg, empresas do setor dos EUA e na Europa chegaram a atingir perdas de US$ 1 trilhão em valor de mercado. Bilionários como Jensen Huang, CEO da Nvidia, e Larry Ellison, fundador da Oracle foram os que mais viram a fortuna despencar. 

O programa de IA também causou impactos em Wall Street, onde os principais índices de ações dos Estados Unidos foram impactados pela novidade. O índice tecnológico Nasdaq fechou a sessão desta segunda em baixa de 3,07%. Já o S&P 500 recuou 1,45%, enquanto o Dow Jones avançou 0,65%.

Leia mais

Relógio do Juízo Final é atualizado e humanidade fica mais perto do fim do mundo; entenda

“Domo de Ferro”: Trump ordena construção de escudo antimísseis no estilo de Israel nos EUA