O senador Jorge Seif (PL) enfrenta nesta quinta-feira (4) o julgamento do processo que pede a cassação do seu mandato. Depois de parecer favorável ao político no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o pedido segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde será julgado, em Brasília (DF).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conheça o senador
Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 10 de maio de 1977, Jorge Seif Júnior se mudou para Itajaí em 1999. É de família com tradição nas atividades da pesca, e experiência em pescados como atum e sardinha, na qual atuou por anos, especialmente na compra, venda, logística e industrialização de pescados.
Ainda na pesca industrial, ele atuou também no exterior, no setor pesqueiro uruguaio, com foco em exportações para a Europa. Ele também é empresário, e formado em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Entre 2019 e 2022, Seif foi Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura durante a presidência de Jair Bolsonaro. Já nas eleições de 2022, foi eleito senador por Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL), com 1.484.110 votos, equivalente a 39,79% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Jorge Seif é casado com Catiane Seif, com quem tem dois filhos, e que atualmente ocupa o cargo de secretária de Estado Adjunta do Turismo de Santa Catarina. O nome dela é cogitado para uma possível candidatura caso ele seja cassado, conforme informações do colunista Ânderson Silva.
Desde 2023, Seif responde a uma ação de investigação judicial eleitoral movida pela coligação Bora Trabalhar, composta pelos partidos PSD, União Brasil e Patriota. A acusação principal é de abuso de poder econômico durante as eleições de 2022.
Julgamento nesta quinta
O julgamento acontece no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presencialmente em Brasília (DF), a partir das 10h desta quinta-feira (4). Caso Seif seja condenado, ele pode perder o mandato e ficar inelegível por um período de oito anos.
Uma possível cassação deve movimentar o cenário político catarinense em ano de eleições municipais, já que o Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), se mostrou favorável a realização de novas eleições se o pedido se concretizar.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do senador
Leia também
Do círculo íntimo de Bolsonaro à Justiça Eleitoral, Moro e Seif enfrentam fantasma da cassação
Três cenários possíveis para o julgamento de Jorge Seif no TSE