João Cerqueira de Santana Filho, junto da mulher, Mônica Moura, é um dos principais alvos da 23ª fase da Operação Lava-Jato, deflagrada nesta segunda-feira. Considerado um dos mais importantes consultores políticos do Brasil e, entre eles, o de maior projeção internacional, João Santana ainda não foi detido.
Continua depois da publicidade
Com prisão temporária decretada, o marqueteiro viajou para o Exterior com a intenção de atuar em uma campanha presidencial. Ele e a mulher disseram à GloboNews que estão na República Dominicana, trabalhando para tentar reeleger o atual presidente, Danilo Medina.
Leia mais:
Lava-Jato investiga repasse de R$ 7 milhões para grupo de João Santana
Humberto Trezzi: um petardo contra o PT
Continua depois da publicidade
Acarajé: entenda o nome da 23ª fase da Operação Lava-Jato
Aos 63 anos, baiano nascido em Tucano e jornalista por formação, João Santana ajudou a eleger seis presidentes na América Latina e na África: Lula (2006), Mauricio Funes (El Salvador, 2009), Dilma Rousseff (2010 e 2014), Danilo Medina (República Dominicana, em 2012), José Eduardo dos Santos (Angola, em 2012) e Hugo Chavez/Nicolás Maduro (Venezuela, 2012).
Além das eleições presidenciais, o marqueteiro comandou dezenas de campanhas para governador, prefeito, senador e deputados no Brasil e na Argentina. Entre os candidatos que assessorou estão Marta Suplicy, Fernando Haddad, José Manuel de la Sota (eleito para o governo de Córdoba, em 1998, na Argentina) e Delcídio Amaral (eleito governador, em 2002, do Mato Grosso do Sul).
Depois de eleger Dilma duas vezes, Santana não se desligou da presidente. É considerado consultor político “informal” da petista, parte do pequeno grupo de pessoas que ela ouve mais, conhecida como “núcleo duro” do governo.
Carolina Bahia: “Suspeitas também atrapalham Dilma junto ao TSE”
Como escritor, publicou um romance, intitulado Aquele Sol Negro Azulado e lançado em 2002. Amante da poesia, foi letrista da banda de rock Bendegó. Lançou seis LPs entre 1973 e 1989, além de participar de faixas de álbuns de artistas como Caetano Veloso.
Continua depois da publicidade
— Sou um anfíbio nesse meio. Sou baiano, mas vim do meio jornalístico e artístico e desemboquei na publicidade. Modestamente, tento buscar o que há de melhor em cada corrente — definiu-se em reportagem do IG.
Santana já se casou com sete mulheres. Sua sócia, Mônica Regina Cunha Moura, é a sétima, com quem está há mais de 15 anos.