O tenista Jannik Sinner, de 23 anos, é o atual número 1 do mundo no ranking simples da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Ele se tornou o primeiro italiano a alcançar esse feito, em 10 de junho de 2024.

Continua depois da publicidade

Confira fotos do tenista Jannik Sinner

Conheça Jannik Sinner, o número 1 no mundo do tênis

Nascido em San Candido, na região da cadeia de montanhas Dolomitas, nos Alpes italianos, Jannik passou grande parte de sua infância entre o esqui e o tênis. Atualmente, o italiano mora me Monte Carlo, Mônaco.

Aos 13 anos optou pelas raquetes, deixando o esqui de lado, e aos 18 entrou no top 100 do mundo. Dois anos depois, com 20 anos, o jogador já era top 10 e aos 22 alcançou o primeiro lugar do ranking.

O italiano é campeão de três Grand Slams: Australian open 2024 e 2025 e US open 2024. Jannik se tornou, esse ano, o jogador mais jovem a ganhar títulos consecutivos de simples masculino no Australian Open desde o estadunidense Jim Courier, que ganhou a competição em 1992 e 1993.

Continua depois da publicidade

Além dos títulos de majors na Austrália e no EUA, ele possui quatro títulos de Masters 1000, em Toronto Open em 2023, além de Miami Open, Cincinnati Open e o Shanghai Open, todos de 2024. Jannik também foi campeão do torneio ATP Finals em 2024 e vice-campeão em 2023. Conquistou o título do torneio de exibição “Six Kings Slam” 2024 e por seu país, conquistou com seus companheiros de equipe, a Copa Davis de 2023 e 2024.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Em testes realizados pelo tenista em março do ano passado deram positivo para clostebol, uma substância esteroide anabolizante proibida. Depois de uma suspensão de três meses por doping, o líder do ranking mundial voltou a jogar, em maio deste ano, justamente em Roma, onde nunca tinha passado das quartas de final.

Em sua primeira final após ser liberado da suspensão por doping, o italiano perdeu para o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo. A decisão levou quase 2h e no fim Jannik perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 6/1. A derrota na capital italiana quebrou uma sequência de 26 vitórias seguidas de Sinner.

Curiosidades sobre o tenista

  • Ganhou como campeão o maior prêmio já ganho no circuito masculino de tênis, no valor de 6 milhões de dólares americanos;
  • Tem um fã-clube, entitulado “Carota Boys, ou Garotos Cenoura, em tradução livre, com jovens que comparecem a seus jogos fantasiados de cenoura;
  • Seus principais ídolos são Roger Federer e Novak Djokovic;
  • Apesar de ter Andreas Seppi também como ídolo, ele busca superar o tenista em termos de conquistas;
  • É torcedor do clube de futebol A.C. Milan;
  • Seu treinador é o italiano Simone Vagnozzi e o australiano Daren Cahill;
  • Tem contrato com grandes marcas italianas e internacionais, como Nike, Gucci, Rolex e Lavazza.

Continua depois da publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro