O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi o escolhido como novo presidente da Câmara dos Deputados. A definição ocorreu em votação dos deputados federais no plenário na tarde deste sábado (1º). O resultado foi uma vitória por 444 votos dos 513 possíveis. Essa foi a segunda maior votação da história concedida a um presidente da Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Motta foi o escolhido pelo atual presidente Arthur Lira (PP-AL) para ser o sucessor dele. Ele venceu a concorrência contra os nomes como Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Elmar Nascimento (União-BA) para obter o apoio de Lira na eleição pela mesa diretora da Câmara.
Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, com apenas 21 anos, a idade mínima para o cargo, tendo sido o deputado mais jovem da história do país. Na época, ele foi eleito pelo MDB, mas o parlamentar migrou para o PRB (atual Republicanos) em 2018. Hoje com apenas 35 anos, o deputado é o presidente mais jovem da história.
Motta é de família de políticos — o pai dele, Nabor Wanderley, é prefeito de Patos, na Paraíba. É apontado como afilhado político do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e chegou a presidir a CPI da Petrobras, trabalho que é citado como um dos pontos que causaram desgaste do governo Dilma Rousseff antes do impeachment dela, em 2016.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, Motta agrada bancadas ligadas ao governo Lula por ter perfil considerado discreto e conciliador, aberto ao diálogo entre as diferentes bancadas.
Quem são os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados e do Senado
Entidade de SC é contra aumento do número de deputados federais: “Não é hora de aumentar gasto”
Novos ministros, preço da picanha e relação com Trump: Lula avalia governo e projeta 2025