A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (10) a escritora sul-coreana Han Kang como a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2024. Conhecida pelo livro “A vegetariana”, lançado no Brasil em 2018, ela é a primeira autora do país a receber o prêmio.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A academia destacou que a escolha por Han Kang ocorreu “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Nascida em 1970 na cidade de Gwangju, ela tem a literatura na família. O pai dela, Han Seung-won, é um renomado romancista sul-coreano. Ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete na sua produção literária.
O início da carreira de Han Kang, em 1993, foi com uma série de poemas publicados na revista “Literatura e Sociedade”. Já em 1995, a estreia na prosa aconteceu com a coleção de contos “Amor de Yeosu”.
Continua depois da publicidade
O livro “A vegetariana”, de 2007, trouxe destaque internacional para a escritora. A obra é escrita em três partes, e retrata as consequências violentas sofridas por uma protagonista que escolhe não se submeter às normas de ingestão alimentar.
“O trabalho de Han Kang é caracterizado por essa dupla exposição da dor, uma correspondência entre tormento mental e físico com estreitas conexões com o pensamento oriental”, afirma a academia.
Três livros da autora foram traduzidos para o português: “A vegetariana”, “Atos humanos” e “O livro branco”, os três lançados pela editora Todavia.
No anúncio do prêmio, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, contou que falou com Kang pelo telefone.
Continua depois da publicidade
— Ela estava tendo um dia comum, ao que parece – tinha acabado de jantar com o filho. Ela não estava realmente preparada para isso, mas começamos a discutir os preparativos para dezembro [quando a autora receberá o prêmio] — afirmou.
Conheça os livros em português de Han Kang
Veja lista dos últimos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura
- 2024: Han Kang (Coreia do Sul)
- 2023: Jon Fosse (Noruega)
- 2022: Annie Ernaux (França)
- 2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)
- 2020: Louise Glück (Estados Unidos)
- 2019: Peter Handke (Áustria)
- 2018: Olga Tokarczuk (Polônia)
- 2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)
- 2016: Bob Dylan (Estados Unidos)
- 2015: Svetlana Alexievich (Belarus)
- 2014: Patrick Modiano (França)
Leia também
Quem são os ganhadores do Nobel de Física que revolucionaram a Inteligência Artificial
Tudo sobre os livros “Off Campus”, de Elle Kennedy, que terá série da Prime Vídeo