O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou-se o assunto no mundo da bola no fim da tarde desta quinta-feira (15). Além disso, um velho conhecido da política da entidade foi nomeado interventor: Fernando Sarney.
Continua depois da publicidade
Quem é Fernando Sarney, nomeado interventor após afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF
Fernando Sarney, 70 anos, é natural de São Luís (MA) e filho do ex-presidente José Sarney. O agora interventor da CBF não é uma cara nova no futebol brasileiro, pois ele ocupa o cargo de vice-presidente da entidade desde 2004, ou seja, atravessou gestões e crises na Confederação.
Veja fotos de Fernando Sarney
De acordo com o portal Lance!, a trajetória de José Sarney começou ainda mais cedo. Em 1998, ele foi nomeado diretor de relações governamentais durante durante o mandato de Ricardo Teixeira. Além disso, foi indicado, em 2015, ao cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa após a renúncia de Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF, e ficou até 2024.
Continua depois da publicidade
Porém, a ruptura com quem ocupava a cadeira de presidente da entidade aconteceu na eleição de março deste ano. Na ocasião, Fernando Sarney ficou de fora da chapa de Ednaldo Rodrigues, que foi reeleito por aclamação.
O então interventor da CBF também foi um dos responsáveis por argumentar que houve a falsificação da assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, no acordo do início deste ano. O documento representou o encerramento da ação questionando o processo eleitoral da CBF e, na prática, permitiu o pleito que manteve Ednaldo Rodrigues no poder.
Além de ser nomeado interventor após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, Sarney será o responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).





