A catarinense Fernanda Colombo Uliana, que atuou como árbitra por oito anos e chegou a ser aspirante Fifa, participará de um reality show gastronômico no dia 27 de maio. A NSC reuniu as principais informações sobre a comentarista.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da ex-árbitra

Conheça quem é Fernanda Colombo

Natural de Criciúma, Santa Catarina, Fernanda fez o curso de arbitragem em 2009 e, no ano seguinte, começou a bandeirar. Oito anos depois, em 2017, a ex-árbitra se aposentou dos gramados, mas sem abandonar por completo a profissão.

Depois de atuar algumas temporadas em jogos amadores, Fernanda estreou aos 22 anos de idade, já com o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no time de arbitragem na elite do futebol nacional em 2013.

A também ex-modelo recebeu diversos comentários sobre sua aparência e gênero ao longo de sua carreira como árbitra. O mais marcante foi em 2014, quando assinalou um impedimento inexistente do Cruzeiro diante do Atlético-MG e ouviu de Alexandre Mattos, diretor de futebol brasileiro, que ela deveria ir para a revista Playboy em vez de atuar em partidas de futebol.

Continua depois da publicidade

Na época, a CBF optou por afastar a assistente dos gramados por duas rodadas, e voltou a escalá-la somente em jogos da Série C e D do Brasileirão. Um ano depois, em 2015, Fernanda passou da Federação Catarinense para a Pernambucana, e ainda naquele ano foi eleita a melhor assistente do estadual.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Ela decidiu pendurar a bandeira em 2017, no mesmo momento em que a Fifa e CBF acabaram com a idade-limite dos árbitros, liberando para que quem passou dos 45 anos ainda possa ir a campo. A catarinense trabalhou em mais de 50 jogos profissionais e chegou a ser aspirante Fifa.

A partir da aposentadoria, sua meta passou a ser trabalhar no jornalismo esportivo e comentar arbitragem nas redes sociais. Hoje, com 34 anos, ela utiliza o Instagram para falar sobre futebol e acumula 1,9 milhão de seguidores. Além disso, a ex-árbitra escreveu um livro infanto-juvenil, intitulado “Vamos jogar futebol”, em que conta as regras do futebol para crianças.

Em 2025, Fernanda fará parte do elenco da 12ª edição do Masterchef Brasil, programa de culinária, e será avaliada, junto a outros 18 cozinheiros amadores, pelos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.

Continua depois da publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro