No dia 16 de agosto a Família Salesiana comemorou o nascimento de Dom Bosco. São João Bosco é mundialmente conhecido como Dom Bosco e foi declarado santo pelo papa Pio XI no dia 1º de abril de 1934. O Papa João Paulo II o declarou pai, mestre e amigo da juventude. Mas, afinal quem é João Bosco?
Continua depois da publicidade
O nome vem de bosque, planta dura, bela e forte. João Bosco nasceu no Norte da Itália em 16 de agosto de 1815. Foi sacerdote católico, educador, escritor e fundador da Família Salesiana.
Nasceu e viveu na simplicidade de um lar. Eram ele, a avó e três irmãos. O pai Francisco e mamãe Margarida.
Joãozinho perde o pai com dois anos de idade, e aos nove anos tem um sonho que transformou toda a sua vida: transformar animais ferozes em cordeiros. Este menino sonhador cresce e se torna sacerdote. Observa nas ruas e nas praças, nas favelas, nas cadeias e calçadas a injustiça tramada, a sorte dura de uma juventude abandonada. Dom Bosco, já padre, foi se envolvendo e entregou sua vida a esta missão: “Até o meu último suspiro será em favor dos jovens”.
Dom Bosco faleceu em 1888. Mas os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 30 países e em todos os estados brasileiros através de escolas, obras de ação social e à frente de diversas paróquias, educando e evangelizando as pessoas com o carisma salesiano.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o Colégio Santa Rosa, em Niterói, foi a primeira obra salesiana instalada no país. No Estado de Santa Catarina, os salesianos iniciaram os trabalhos em 1916, assumindo a paróquia de Ascurra.
Em Itajaí, o Salesiano, Padre Pedro Baron, italiano de origem e naturalizado brasileiro, chegou nos primeiros dias do mês de fevereiro de 1956 e assumiu a direção do Ginásio de Itajaí. E em 1961, na Rua Brusque, em terreno concedido pelo governo do Estado, teve início o Oratório Festivo Salesiano, o Parque Dom Bosco, com o trabalho de Padre Baron e do Irmão Aquilino Minella.
João foi, portanto, um sonhador!