A candidata Cristina Graeml (PMB) foi a grande surpresa das eleições de 2024 em Curitiba, capital paranaense: ela vai disputar o segundo turno do pleito, contra Eduardo Pimentel (PSD), que conquistou 33,51% ddos votos (313.347 votos). De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cristina recebeu 31,17% dos votos (291.523 votos) no primeiro turno, conforme as urnas apuradas até às 19h31 deste domingo (6).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Comunicadora, Graeml não era favorita ao segundo turno. Candidata pelo Partido da Mulher Brasileira, a popularidade dela começou a crescer após a participação no debate da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam segundo turno para prefeitura de Curitiba
Na reta final da campanha ao primeiro turno, ela apostou na popularidade de outro candidato. Nos dias que antecederam o primeiro turno, ela publicou um vídeo nas redes sociais ao lado de Pablo Marçal (PRTB). Marçal, que ganhou destaque durante a corrida eleitoral, acabou em terceiro lugar nas eleições à prefeitura de São Paulo (SP), com 28,14% (1.719.274) dos votos.
Continua depois da publicidade
Autodeclarada de “direita raiz”, a candidata recebeu apoio de outra figura importante entre os conservadores, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem Graeml era apoiadora. No sábado (5), ela publicou um vídeo nas redes sociais com gravação de uma ligação de vídeo com Bolsonaro, o ex-presidente afirma que “recomenda” a candidata do PMB.
Ela também chega ao segundo turno sem alianças políticas. Ao contrário do oponente, Eduardo Pimentel (PSD), que tinha alianças com Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB, Graeml concorria em chapa pura, com o vice Jairo Filho.
Natural de Curitiba, Graeml é formada em Comunicação Social – Jornalismo na década de 1990, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Até antes da campanha eleitoral, atuava como comentarista no Paraná.
Em uma publicação nas redes sociais, ela agradeceu os votos: “Curitiba, chegamos ao segundo turno! Cada voto, cada apoio, cada mensagem de carinho foi essencial para que chegássemos até aqui. Esse é um movimento do povo, por uma cidade mais justa. Vamos juntos, com ainda mais força, para a reta final! A vitória está cada vez mais perto. Muito obrigada a todos que acreditam no nosso projeto. Seguimos firmes!”
Continua depois da publicidade
Leia também
Topázio exalta campanha justa e reafirma compromissos para Florianópolis: “População pode me cobrar”
Camboriú e Balneário Camboriú impõem “Dinastia Pavan” e elegem pai e filha
Segundo turno irá definir eleições a prefeito em 15 capitais brasileiras