Carlos Gabas foi citado pelo candidato Jair Bolsonaro (PL) durante debate da TV Globo na noite desta quinta-feira (29). O presidente falou o nome do petista em um dos direitos de resposta concedido a ele durante o programa. Gabas atuou como ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff e, atualmente, é secretário-Executivo do Consórcio Nordeste e participou da negociação de compra de equipamentos, insumos e vacinas contra a Covid-19 de forma independente do governo federal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Guia das Eleições 2022 – NSC Total

Gabas é bacharel em ciências contábeis pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) de Araçatuba. Pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, Espanha.

Durante o governo Dilma, ele foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil e durante o governo Lula, ex-ministro da previdência. Após a saída do PMDB e outros aliados do governo Dilma, muitos ministros deixaram o governo. Com isso, Carlos Gabas assumiu a pasta de aviação civil como titular. 

Continua depois da publicidade

Relatório da CPI da Covid é aprovado e pede 80 indiciamentos, inclusive de Bolsonaro

Bolsonaro citou Gabas no debate em seu direito de resposta após Lula citar o esquema de rachacinha e a CPI da Covid:

— Que dinheiro de propina, não teve propina, propina teve, com seu Carlos Gabas, do Consórcio do Nordeste, dos governadores amigos teu.

Leia também

PGR pede ao STF arquivamento de apurações da CPI da Covid sobre Bolsonaro

Transporte de armas e munições nas eleições é proibido pelo TSE

Pesquisas Ipec comprovam que SC tem a eleição ao governo mais disputada do Brasil