Jair Messias Bolsonaro (PL) tem 67 anos e é candidato a presidente da República pela segunda vez, buscando a reeleição após as Eleições 2018. Antes de assumir o governo, Bolsonaro era deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 1991. Ele também foi Capitão do Exército Brasileiro entre 1979 e 1981. Nas Eleições 2022, ele concorre contra outros 10 candidatos ao cargo de Presidente do Brasil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Jair Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955, em Campinas, SP. Aos 22 anos, ele concluiu o curso de formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e o curso de paraquedismo militar na Brigada Praquedista do Rio de Janeiro. Seis anos depois, formou-se em educação física na Escola de Educação Física do Exército e se tornou mestre em saltos pela Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro.

Felipe Neto resgata vídeo de Bolsonaro dizendo que Lula é honesto; assista

Seu nome surgiu na mídia nacional pela primeira vez em 1968, quando escreveu um artigo para Veja intitulado “O salário está baixo”. Para ele, o desligamento de dezenas de cadetes da AMAN se devia aos baixos salários e não a desvios de conduta, como alegava o Exército. O texto levou a sua prisão por infringir o regulamento disciplinar. Sua punição provocou protestos das mulheres de oficias.

Continua depois da publicidade

No ano seguinte, a revista Veja noticiou a “Operação beco sem saída”, na qual oficiais iriam “explodir bombas em várias unidades da Vila Militar, da Academia Militar das Agulhas Negras (…) e em vários quartéis”, caso o reajuste salarial aos militares ficasse abaixo de 60%. O plano foi atribuído a Bolsonaro e ao capitão Fábio Passos da Silva.

Bolsonaro faz propaganda com obra paga pelo Governo de SC

O caso rendeu popularidade ao então Capitão, e um ano depois ele foi eleito vereador no Rio de Janeiro, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Ele deixou o cargo em 1990 para assumir como deputado federal e permaneceu na Câmara até 2019, quando assumiu com Presidente do Brasil. Como deputado, defendeu principalmente os direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas.

Em toda sua trajetória política, mostrou-se a favor da redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. O governo de Bolsonaro foi marcado pelo fim do horário de verão, a flexibilização das regras para compra e uso de armas, a criação do Auxílio Brasil, do Programa Casa Verde e Amarela e do Orçamento Secreto, a reforma da Previdência a Pandemia de Coronavírus, o aumento do desmatamento, a crise econômica e escândalos de corrupção, como os casos da Covaxin e do MEC.

Família

Jair Bolsonaro foi casado três vezes. O primeiro casamento foi com Rogéria Nantes em . Juntos tiveram Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro. O casamento de Rogéria e Jair terminou entre 1997 e 1998. Logo depois, ele começou o relacionamento com Ana Cristina Valle, que durou aproximadamente dez anos. Ana Cristina é mãe de Jair Renan Bolsonaro. 

Continua depois da publicidade

Em 2007, casou-se novamente, com a atual primeira-dama Michelle Bolsonaro. A festa de casamento, porém, foi realizada em 2013. Com Michelle, Jair teve a primeira filha, a Laura. 

Propostas

Nas Eleições 2022, as propostas de Bolsonaro incluem a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 a partir de 2023. No documento, o presidente promete priorizar a criação de empregos e fazer ajustes nas mudanças da legislação trabalhista que foram aprovadas por Michel Temer (MDB).  Ele se posiciona também favorável a venda de empresas estatais e propõe também a redução da participação delas na economia.

Confira o plano de governo de Jair Bolsonaro para as Eleições 2022

Em vídeo, entenda tudo sobre as Eleições 2022