A atleta Ana Carolina Vieira, excluída da delegação da seleção brasileira das Olimpíadas de Paris neste domingo (28), tem 22 anos e disputou a segunda edição dos Jogos Olímpicos da carreira. Ela é competidora do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Ela participou da prova de revezamento 4×100 metros livre feminino, disputa em que a equipe brasileira acabou na 12ª colocação. Ela ainda participaria da prova 4×100 metros medley, que ocorre na sexta-feira (2).
Continua depois da publicidade
Caso Ana Carolina Vieira: COB se pronuncia sobre denúncia da nadadora
Confira o quadro de medalhas de Paris 2024
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos foram punidos por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização na noite de sexta-feira (26). Os dois atletas, que têm um relacionamento, teriam cometidos atos de indisciplina e foram punidos com advertência. No entanto, Ana Carolina teria reagido “de forma desrespeitosa e agressiva’, segundo nota do Comitê Olímpico Brasileiro, o que resultou no desligamento da nadadora da delegação do Brasil nos Jogos de Paris-2024. Ela retornará ao Brasil imediatamente. Gabriel Santos permaneceu com a pena de advertência.
Continua depois da publicidade
Ana Carolina tem 22 anos e começou a nadar por influência dos pais, que são bombeiros.
Veja fotos de Ana Carolina Vieira
Atleta já tinha se envolvido em briga
Segundo a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, tem na carreira 147 medalhas de ouro, 97 pratas e 48 bronzes.
Ana Carolina já tinha chamado a atenção por outra polêmica. Em maio do ano passado, ela teria se envolvido em uma briga com outra nadadora, Jhennifer Conceição, durante a premiação do Troféu Brasil. Ela teria reagido a um comentário da adversária com um tapa no rosto e chegou a esfregar o rosto da rival em uma grade, exigindo a intervenção de outras pessoas que estavam ao redor.
Em 2018, ela conquistou medalha de prata no revezamento dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Em 2021, nos Jogos de Tóquio, também disputou a competição no revezamento.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos primeiros medalhistas do Brasil
Leia também
Entenda por que atleta do Brasil foi desligada dos jogos olímpicos de Paris
É Prata: William Lima conquista a primeira medalha para o Brasil em Paris 2024
Rayssa Leal ganha a medalha de bronze e quebra mais recordes em Paris 2024