Mudança no primeiro escalão do governo de Santa Catarina. Na noite desta sexta-feira (11), Carlos Moisés (PSL) anunciou o coronel da reserva Aldo Baptista Neto, bombeiro militar natural do Alto Vale, como o novo chefe da Defesa Civil no Estado. Ele assume no lugar de João Batista Cordeiro Júnior, que estava à frente da entidade desde julho de 2018 e deixa o cargo por “motivos pessoais”.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui para entrar nos grupos dos jornais da NSC Comunicação

Aldo Baptista Neto é nascido de Rio do Sul, mas fez a carreira no Corpo de Bombeiros na maior cidade do Vale do Itajaí, Blumenau. Ele se tornou conhecido na região depois que comandou os esforços e os resgates durante a Tragédia de 2008, que matou ao menos 135 pessoas em Santa Catarina.

No início da década, Baptista Neto chegou a assumir a coordenação da Defesa Civil de Blumenau e participou diretamente dos processos de reformulação dos protocolos para casos de enchentes e deslizamentos — até então a cidade se preocupava mais com a nível do Rio Itajaí-Açu e menos com as encostas. Em 2011, participou, também, dos resgates às vítimas da tragédia ocorrida na Região Serrana do Rio de Janeiro.

> Leia também: 10 lugares para conhecer em Santa Catarina, depois da pandemia

Continua depois da publicidade

Por conta dessa experiência, no início do ano passado, o novo chefe da Defesa Civil de SC foi convidado pelo governo de Jair Bolsonaro a atuar na Coordenação Geral de Gerenciamento de Desastres. Neste ano, em junho, após a Crise dos Respiradores, Baptista Neto assumiu o posto de número 2 da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Agora, assume um cargo de confiança de Moisés no primeiro escalão do governo.