Santa Catarina tem, pela primeira vez, uma mulher habilitada para pilotar aviões da segurança pública do Estado: a tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão dos Bombeiros Militares de Itajaí. Ela passou por cursos e formações para conseguir a habilitação para pilotar o avião Carajá, um multimotor.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Para isso, ela passou por uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do Batalhão de Operações Aéreas.

— Hoje estou nessa posição de ser a primeira mulher a pilotar um avião de uma Unidade Aérea Pública militar de Santa Catarina, que é uma área tipicamente masculina, porque há muitos anos outras mulheres foram abrindo os caminhos e conquistando espaços para que chegássemos até aqui. Então hoje essa porta está aberta e eu espero incentivar outras mulheres que querem seguir o caminho da aviação, que tenham foco e dedicação para alcançar esse objetivo, pois o caminho pode não ser fácil, mas é gratificante — celebra a tenente.

Agora, o objetivo é evoluir e se aperfeiçoar nos estudos, que não podem parar. Reck atua há 10 anos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O processo de formação começou em abril de 2022.

Continua depois da publicidade

A curiosidade foi despertada por estar próxima da aviação. Graças ao estímulo da família e de amigos, fez um voo experimental e saiu de lá matriculada no curso para pilotar. Os voos práticos de multimotor do Batalhão de Operações Aéreas iniciaram em agosto de 2023.

— A minha dificuldade principal foi conciliar as idas para Florianópolis, para fazer as horas de voo, com o trabalho e a rotina em outra cidade que não podem parar — conta.

— Já em relação à aeronave, foi a adaptação à aeronave multimotor, que requer mais ações e mais precisão do que o monomotor da escola em que me formei.

O Batalhão de Operações Aéreas iniciou as atividades em 2010, com a utilização de helicópteros, mas apenas em 2014 é que as operações com os aviões começaram. A unidade, em parceria com o SAMU, a Secretaria de Estado da Saúde e com a SC Transplantes, faz transportes aeromédicos, levando órgãos, vacinas, equipes de apoio, entre outras demandas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da tenente

Leia também

Santa Catarina vai ampliar faixa etária de público-alvo da vacinação contra dengue

Desembargador de SC organiza novo livro sobre as prisões: “Envolve todos os seres humanos”