A miss catarinense Clarice Santos Rech, de 22 anos, vai representar o Brasil em um concurso de beleza à nível internacional, com competidoras de toda América Latina. A jovem natural de Imbituba, no Sul do Estado, participará do Festival Beauty Worldwide 2023 em Lima, no Peru, na categoria Curvy, para mulheres plus size. A competição acontece entre os dias 25 e 30 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Esta será a estreia de Clarice nos concursos internacionais. A vaga foi conquistada após vencer o Miss Brasil Culture 2023, como representante de Santa Catarina, em evento realizado em novembro do ano passado. Com sensação de dever cumprido por vencer a primeira etapa, a jovem conta que está preparada para encarar o novo desafio.

— São muitas emoções! Estou bem nervosa, mas bem realizada porque sei que me empenhei muito para poder ir lá e nos representar — afirma Clarice.

A preparação para competir com candidatas latinas envolveu cursos e estudos de passarela, oratória, postura, filmagem e fotogenia. Desde que passou para a etapa internacional, a miss também tem preparado os figurinos e buscado apoio para chegar ao Peru pronta para realizar um sonho.

Continua depois da publicidade

Eulina Marcelino, primeira vereadora de Florianópolis, conquista lugar na Galeria Lilás da Câmara

Clarice relata que desde pequena sempre teve muito interesse no mundo da moda e beleza. Por volta dos seis anos de idade participou da primeira seletiva como modelo infantil. Mais tarde, em 2019, começou a carreira como modelo plus size e conheceu melhor as possibilidades dos concursos.

A primeira disputa aconteceu em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Depois disso, a jovem não parou mais. Participou de concursos únicos e menores até ingressar em eventos maiores e com diversas etapas de seleção. Com 22 anos, Clarice diz que é uma das mais jovens a participar das competições como miss curvy, por ter superado o julgamento e o estigma de ser uma mulher acima do peso antes do que ela diz ser o mais comum.

“A cultura deve ser promovida”, diz atriz Nathalia Dill sobre teatro gratuito em Joinville

— Infelizmente nós, mulheres plus size, temos muita dificuldade, é bem difícil que a gente consiga voltar a ter autoestima cedo por conta de todo preconceito e das experiências de adolescência e infância que nos marcam. Depois de algumas vivências e um relacionamento, eu vi que eu precisava me amar mais e me cuidar com carinho — reconhece Clarice.

Continua depois da publicidade

Agora, o foco da catarinense é demonstrar tudo que aprendeu nos últimos anos para os jurados no Peru, sem perder a própria essência.

— Eu vou dar o meu melhor! Com certeza vou entrar lá com todo meu coração e ser eu mesma, isso é o mais importante para mim. Vou me dedicar para levar a coroa de volta para o Brasil — afirma a miss.

Leia também

“Se não enfrentarmos a misoginia, não conseguiremos vencer os feminicídios”, diz ministra das Mulheres

Floripa Tap abre com mais de 30 apresentações de graça nesta quarta-feira