A princesa de Orange, herdeira ao trono da Holanda e filha do rei Willem-Alexander e sua mulher, a argentina Máxima, vive reclusa por questões de segurança. Amalia foi ameaçada de morte pela “Máfia Mocro”, que comanda a entrada de drogas na Europa através da Bélgica e Holanda. As informações são de O Globo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nascida Catharina Amalia Beatriz Carmen Vitoria, ela tem duas irmãs mais novas, Alexia, de 18 anos, e Ariane, de 17 anos. Entre as suas paixões estão a equitação, hóquei, esqui e piano. Se não fosse futura rainha, ela já afirmou que gostaria de ser cantora ou amazona.

Por não desempenhar as funções reais em tempo integral, ela abriu mão de receber o valor de 1,6 milhão de euros por ano, equivalente a R$ 9,15 milhões, aos quais obteve direito a partir da maioridade.

Um erro de procedimento de segurança fez com que as preocupações em torno da princesa crescessem recentemente. Um dos chefes do cartel multimilionário, que teria planejado o assassinato da herdeira e do primeiro-ministro Mark Rutte, foi solto por engano.

Continua depois da publicidade

Karim Bouyakhrichan, líder da Máfia Mocro, tinha sido preso em janeiro na Espanha após cinco anos de investigações de crimes de lavagem de dinheiro. Com a prisão, autoridades holandesas pediram que ele fosse extraditado, para enfrentar acusações sobre tráfico de drogas.

A máfia inclui organizações mafiosas marroquinas que atuam no tráfico de drogas e comandam a entrada de drogas na Europa através de portos da Holanda e da Bélgica.

O pedido foi aprovado, porém o Tribunal Provincial de Málaga, que possui jurisdição sobre a área onde ele foi preso, se recusou a prosseguir com a transferência. Um novo pedido urgente foi feito, e ainda que tenha sido aceito, não foi emitida uma ordem de detenção. Nessa confusão, o criminoso desapareceu ao ser libertado acidentalmente.

O ministro da Justiça, Félix Bolaños, disse ser uma “notícia preocupante”, porém insistiu que as forças de segurança “entregarão essa pessoa à justiça o mais rápido possível”.

Continua depois da publicidade

Leia também

Palácio de Buckingham: funcionários revelam bastidores de como é trabalhar no local

De SC para o Cirque du Soleil: quem é o catarinense que integra espetáculo internacional