A inspiração pode vir de muitos lugares: músicas, filmes e histórias compartilhadas. Para a escritora Thais Bergmann, de 29 anos, ela está, principalmente, nas pessoas e nos pequenos detalhes. É assim que a moradora de Criciúma, no Sul do Estado, encontra criatividade para escrever seus livros.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O mais recente deles, intitulado “E foi assim que tudo mudou”, entrou em terceiro lugar na lista dos mais vendidos no Brasil, ranking da Revista Veja, em fevereiro. A obra também apareceu entre os 100 livros mais vendidos da Amazon nesta semana.

“Eu queria escrever um romance adolescente, mas queria tratar algum assunto que acredito que tenha relevância e que precisa ser discutido com esse público. Então, lembrei de uma matéria que tinha lido meses antes sobre uma garota que teve uma foto íntima exposta e resolvi estudar mais sobre esse assunto”, comenta Thais.

Esse é justamente o tema presente em “E foi assim que tudo mudou”. O livro de ficção acompanha a história de Catarina, que teve uma foto íntima vazada por um ex-namorado, e vai recomeçar a vida em outra cidade.

Continua depois da publicidade

Desafios

A leitura e a escrita já eram paixões de Thais desde a adolescência. Quando cursava o quarto semestre de Psicologia, surgiu a oportunidade de cursar Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Ela decidiu encarar a aventura e se mudar para Porto Alegre em 2016, onde se formou.

O mercado literário, segundo a própria Thais, é bastante complicado. Por isso, a escritora decidiu publicar de forma independente. Com isso, ela esperava formar um público leitor e chamar a atenção das editoras. Foi justamente o que aconteceu.

“Em 2019, me mudei para Criciúma para trabalhar em uma pequena empresa da minha família, mas não queria abandonar o sonho de ser escritora. Por isso, comecei a publicar e-books na Amazon, foquei muito nos meus livros independentes e nas minhas redes sociais até 2022, quando finalmente assinei contrato com uma editora”, relembra.

Conquistas e novos planos

“E foi assim que tudo mudou” é o primeiro livro físico de Thais com a Editora Astral Cultural. Ela também tem dois contos, duas novelas e dois romances publicados de forma independente pela Amazon, além de projetos no formato e-book e audiobook em parceria com a Editora Pormenor.

Continua depois da publicidade

“Agora que tenho um livro físico que está dando um ótimo retorno, quero focar muito na minha carreira e na divulgação, participando de feiras e me inserindo cada vez mais no mercado literário. E claro, adoraria realizar novos sonhos como vender direitos para alguma editora estrangeira e para adaptação audiovisual”, projeta a escritora.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Prazo para declarar Imposto de Renda começa nesta sexta-feira

Prefeitura de Florianópolis adota um mascote e nome é divulgado

Mais de 20 aves nativas são resgatadas de cativeiro na Serra catarinense