A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, se tornou a pessoa mais velha no mundo, segundo LongeviQuest, site que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo. A idosa nasceu em 1908 e vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O primeiro lugar era ocupado pela japonesa Tomiko Itooka até 29 de dezembro de 2024, quando morreu aos 116 anos. A informação do falecimento foi compartilhada pela prefeitura da cidade em que residia, Ashiya, neste sábado (4).
Quem é Inah Canabarro Lucas
De acordo com a biografia publicada no site da LongeviQuest, Inah teve seis irmãos e começou a sua jornada religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus em Santana do Livramento, na fronteira Oeste do Rio Grande Sul.
Mais tarde, se mudou para Montevideo, no Uruguai, e em 27 de dezembro de 1928, fez seus votos e se tornou uma freira. Voltou ao Brasil em 1930 para ensinar Português e Matemática em uma escola de Tijuca, no Rio de Janeiro. No começo dos anos 1940, retornou a Santana do Livramento, para continuar lecionando.
Continua depois da publicidade
Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco em 2018, quando se aproximava dos 110 anos. Familiares e amigos que convivem com a idosa contaram em entrevista à TV Globo que ela não escuta nem enxerga tão bem, mas que gosta de manter sua rotina diariamente. Ela tem o mesmo horário para acordar, comer, dormir e rezar.
Veja fotos da idosa
LongeviQuest
A organização tem mais de 110 anos de pesquisas na área da longevidade e afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo globo. A equipe da LongeviQuest é formada por pesquisadores de todo o mundo e tem como parceira a European Supercentenarian Organisation (ESO).
Para ser elegível, o supercentenário precisa ter, no mínimo, 108 anos, e passar por uma primeira análise que é feita por um pesquisador vinculado ou por uma organização credenciada ao LongeviQuest.
Continua depois da publicidade
Depois disso, precisa encaminhar ao órgão documentos de diferentes períodos da vida, como a infância, juventude, fase adulta e velhice.Os dados são avaliados pela organização e levados para votação por um comitê, que atesta ou não a pessoa como uma das mais velhas do mundo.
Leia mais
Joinville beira os 40°C e SC tem dia de calorão em todas as regiões do Estado
FOTOS: SC-401 amanhece “travada” em direção às praias do Norte de Florianópolis
Quem são as pessoas mais ricas do mundo em janeiro de 2025, segundo a Forbes