Muitas culturas utilizam o fogo para realizar rituais. Na Guatemala, é claro, não seria diferente. No país, a população utiliza o recurso como uma forma de purificação durante “La quema del Diablo” ou, em português, as “Queimadas de Los Diablos”. Apesar do nome “assustador”, a tradição remetia a uma forma de homenagear a Virgem Maria. Entenda mais do histórico evento no texto abaixo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que são as Queimadas de Los Diablos?
Continua depois da publicidade
Entenda mais sobre as Queimadas de Los Diablos
Assim como vários outros países, o povo da Guatemala também tem suas próprias tradições para abrir a temporada natalina. Todo dia 7 de dezembro, as ruas e bairros do país são tomadas com uma fumaça negra e densa, geralmente formada da queima de um boneco vermelho e com chifres, que seria a representação do diabo.
De acordo com o jornal guatemalteco Prensa Libre, essa tradição é oriunda do século XVI, quando as famílias mais abastadas acendiam luminárias para celebrar o Dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro. As famílias mais pobres, por outro lado, encontravam e utilizavam qualquer outro artefato disponível para queima a fim de participar da tradição.
Por que queimar “Los Diablos”?
Mas afinal, qual a razão por trás de queimar os diabos perto do Natal? De acordo com o site Aprende Guatemala, a cultura do país acredita que o diabo está nas coisas velhas presentes em nossos lares. Por isso, a tradição afastaria então os maus espíritos e começaria um novo ciclo.
Continua depois da publicidade
Evolução da tradição da Queimada de Los Diablos
Do mesmo modo que foi dito acima, a população mais pobre do país começou a abraçar a tradição e queimar o lixo que tinha em casa. Porém, com o passar do tempo, essas fogueiras começaram a ficar tóxicas tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas. por conta da queima de plásticos, garrafas pets e outros materiais.
Pensando nisso, alguns estabelecimentos da Guatemala chamados de piñaterias começaram a fazer bonequinhos de materiais não poluentes em formato do diabo. E os formatos variavam, indo desde pequenos para as famílias, até estátuas maiores para bairros e cidades. Desse modo, todos os guatemaltecas têm a possibilidade de “queimar los diablos” e celebrar o ciclo de um novo período.
Leia mais
Conheça o impressionante sistema de metrô de Tóquio
3 simpatias juninas para atrair amor e fortalecer os relacionamentos