Os dois geradores que estavam sendo utilizados desde julho quando começou a pior estiagem da história da Grande Florianópolis queimaram entre a tarde de sábado (12) e a madrugada deste domingo (13). Os equipamentos estão localizados na Unidade de Captação do Rio Cubatão, responsável pelo abastecimento de 40% do abastecimento da região. A causa da pane, de acordo Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), foi a combinação das altas temperaturas ao uso permanente do equipamento.

Continua depois da publicidade

A Casan informou que os dois equipamentos foram substituídos por volta do meio-dia deste domingo, mas a operação de conserto exigiu desligamento parcial do Sistema, o que prejudica ainda mais o abastecimento da Região Metropolitana, que está enfrentando sérias dificuldades devido à estiagem que não cede. O abastecimento foi retomado após a troca dos geradores e, gradativamente, a Casan acredita que a situação seja normalizada até o fim deste domingo.

A companhia pede que a população de toda a Região Metropolitana se limite ao uso essencial de água, também porque o Rio Pilões, o outro manancial que abastece a Grande Florianópolis, está cada vez mais raso. Neste domingo está sendo utilizada apenas 30% da capacidade habitual de captação no Pilões, a menor já registrada até hoje pela Companhia.