As quedas e colisões com motos representaram 61% do total de acidentes de trânsito atendidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) no primeiro semestre de 2019. Foram 1.057 atendimentos envolvendo motociclistas dentre as 1.719 ocorrências de trânsito registradas de janeiro a junho deste ano com carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres. São, em média, seis motocicletas acidentadas por dia na cidade, o que faz o modal igualar a proporção de carros implicados nas ocorrências de trânsito no semestre.

Continua depois da publicidade

Considerando todos os 2.495 atendimentos pré-hospitalares (APHs) contabilizados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários na primeira metade do ano, o número também impressiona: as motos estão envolvidas em 42% das chamadas.

De acordo com dados do CBVJ, quando o resgate envolve motocicleta, a liderança no ranking é de acidentes entre moto e carro (686), seguido por queda de motociclista (191) e colisão entre moto e bicicleta (57). A proporção de acidentes com motociclistas neste ano também é parecida com os anos anteriores, cerca de 63%, em 2018, e 74%, em 2017, sobre o total de APHs.

O número de 1.057 acidentes com motos supera ainda o total de ocorrências de incêndio e intervenções extraordinárias dos bombeiros no período, respectivamente de 360 e 1.026 casos, que incluem ações de busca e salvamento; capturas de animais; atividades da corporação e alagamentos.

Dos 2,5 mil APHs nos seis primeiros meses do ano, se destacam os acidentes com carros envolvidos (427 ocorrências, além dos casos já considerados de colisão entre carro e moto) e quedas de nível e de altura (474).

Continua depois da publicidade

Leitura de cenário e orientações

O gerente de Trânsito do Departamento de Trânsito (Detrans), Atanir Antunes, destaca que o fator principal dos acidentes de moto é a imprudência do motociclista, que, muitas vezes não observa as regras de segurança no trânsito quando está em deslocamento.

— As infrações mais observadas e praticadas pelos motociclistas são, principalmente o excesso de velocidade, o avanço do sinal vermelho, as ultrapassagens indevidas e o desrespeito ao pedestre — cita.

Ainda conforme Atanir Antunes, com atenção e adesão de medidas de segurança é possível evitar ou mesmo reduzir os impactos dos acidentes. A direção defensiva é apontada como determinante.

— O motociclista prever os erros dos outros e as condições adversas tende a evitar o envolvimento numa situação de conflito no trânsito — considera.

Continua depois da publicidade

São itens fundamentais o uso correto do capacete (com viseira abaixada), manutenção da motocicleta, observação das regras do trânsito e atenção aos limites de velocidade.

APHs envolvendo motocicletas

JAN-JUN 2019

Moto x caminhão: 27

Moto x carro: 686

Moto x carroça: 1

Moto x animal: 4

Moto x bicicleta: 57

Moto x moto: 40

Moto x obstáculo físico: 18

Moto x pedestre: 27

Moto x rio/vala: 1

Moto x ônibus: 5

Queda de moto: 191

Total: 1.057

Ocorrências do CBVJ no 1º Semestre

APHs: 2.495

Extraordinários: 1.026

Incêndio: 360

Total de Ocorrências: 3.881

Veja também:

Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville completa 127 anos de história

Família de bombeiros tem sede da corporação como segunda casa em Joinville

Especialista em resgate em altura vence câncer e realiza sonho de ser bombeira em Joinville