Após iniciar a temporada acumulando vitórias, o Figueirense vive seu pior momento sob o comando do técnico Hemerson Maria. A equipe não vence há três jogos e neste período perdeu a invencibilidade, além de ser eliminado na Copa do Brasil. A queda de rendimento do Alvinegro coincide com a lesão do zagueiro Alemão, fato que o afastou do time.
Continua depois da publicidade
O zagueiro, contratado após passagem pelo Pohang Steelers, da Coreia do Sul, foi titular nos seis primeiros jogos do Figueirense no ano e sem ser substituído. Além disso, é o único zagueiro do time a marcar gol. Foi dele um dos tentos na vitória por 2 a 0 sobre o Tubarão pela segunda rodada do Campeonato Catarinense. Com Alemão em campo, o time teve quatro vitórias e dois empates, sendo 77% de aproveitamento.
O zagueiro não atua desde 2 de fevereiro, quando o Alvinegro ficou no 2 a 2 diante do JEC, na Arena Joinville, pela sexta rodada. Durante um treino, Alemão caiu no gramado com dores na panturrilha direita. Após a realização de exame médico, foi detectada lesão de grau dois, com período de recuperação estimado em seis semanas, ou seja, o retorno está previsto para o final de março.
Sem Alemão, o Alvinegro venceu duas vezes, empatou outras duas e perdeu uma, justamente a derrota que eliminou a equipe na Copa do Brasil – 1 a 0 para o Luverdense. Neste período, o Figueirense tem 53% de aproveitamento e Ruan Renato tem sido o responsável por formar dupla defensiva ao lado de Pereira, volante que está improvisado na defesa desde o início da temporada.
O fisiologista do clube, Almir Schmitt, afirmou que Alemão responde bem ao tratamento aplicado e que na próxima semana o jogador deve ser liberado para trabalhar em campo, mas ainda sem contato com a bola. O processo está dentro do cronograma de recuperação para ter o atleta 100% à disposição de Hemerson Maria para sequência da temporada.
Continua depois da publicidade
– O Alemão é um caso que a gente vem cuidando bastante. Acredito que ele esteja no processo final de recuperação e na semana que vem inicie a transição, mas ainda sem bola. Ele faz trabalho em dois períodos de recuperação no departamento médico. Em breve ele retorna aos treinos com bola – disse o fisiologista.
Ainda sem Alemão, o Figueirense volta a campo no sábado, às 16h, quando encara o Tubarão no Estádio Domingos Gonzales, no Sul de Santa Catarina, pela 11ª rodada do Catarinense.
Com Alemão em campo
6 jogos
4 vitórias
2 empates
77% de aproveitamento
9 gols marcados
4 gols sofridos
Sem Alemão em campo
5 jogos
2 vitórias
2 empates
1 derrota
53% de aproveitamento
5 gols marcados
4 gols sofridos