Uma estrutura com placas de sinalização caiu sobre a pista na BR-101, em São José, por volta das 20h30 desta sexta-feira (1º). O acidente aconteceu no km 206 da rodovia. As pistas ficaram interditadas até as 22h, quando uma faixa em cada sentido foi liberada.
Continua depois da publicidade
Três veículos foram atingidos na queda e duas pessoas que estavam em um dos carros, um Ford Ka, ficaram feridas. Elas ficaram presas nas ferragens e tiveram que ser retiradas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a concessionária que administra a rodovia, uma terceira pessoa também ficou ferida na ocorrência. Duas das vítimas tiveram ferimentos leves e outra foi atendida com lesões moderadas. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional de São José.
O carro da funcionária pública Taísa Carminati foi atingido pela placa. Ela conta que o trânsito estava lento no momento, e havia muita chuva e vento. Ela sofreu apenas arranhões por conta dos estilhaços de vidro.
– Eu estava bem devagar, porque tinha começado a chuva, ventania. O trânsito muito devagar. Eu só ouvi um barulho e uma coisa caindo no meu carro – contou Taísa.
Continua depois da publicidade
Como o semipórtico se estendia pelas duas pistas, o trecho foi interditado nos dois sentidos para a remoção da estrutura. A chuva era intensa quando a estrutura cedeu, mas a causa da queda também não foi confirmada.
A tempestade que começou a cair por volta das 20h desta sexta na Grande Florianópolis derrubou árvores e alagou ruas. Também na BR-101, uma piscina de fibra exposta em uma loja voou com o vento e foi parar no meio da pista.
Em São José, uma unidade de saúde no bairro Procasa foi destelhada e acabou inundando, segundo a prefeitura. O prédio da administração municipal também foi danificado por causa do vendaval. O quarto andar do edifício acabou alagando. No bairro Kobrasol, houve um registro de queda de árvore.
Agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil estão auxiliando os moradores e os funcionários das repartições atingidas.
Continua depois da publicidade
Em toda a Grande Florianópolis, mais de 160 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. No Estado todo, o número chegou a 200 mil.
Em Florianópolis, a Avenida do Antão, no Morro da Cruz, ficou fechada por causa da queda de uma árvore. Os Bombeiros trabalharam nesta e em outras ocorrências de vias obstruídas. A prefeitura informou que não tem registro de alagamentos pela cidade.
Em Palhoça, ruas do bairro Passa Vinte ficaram alagadas.
Na Serra Catarinense, a chuva começou no durante a tarde. Em Urussanga, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de alagamento e enxurradas.
Em Joinville, a Defesa Civil contabilizou estragos no bairro Jardim Paraíso. Foram registrados quedas de árvores e destelhamentos em varias residências. Os agentes distribuíram lonas à população.
Continua depois da publicidade