A queda de um meteoro foi registrada ao cruzar o céu de Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (9). O fenômeno, que durou aproximadamente seis segundos, foi flagrado por duas câmeras de uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte do estado, em velocidade estimada de 245 mil km/h.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
> Novo ciclone gera alerta a pescadores e ondas de dois metros em SC
A queda foi captada às 3h38, a uma altitude estimada de 114 quilômetros. Quem registrou a passagem foi o astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon):
– Foi bem rápido, menos de um minuto. Mas é sempre uma grande satisfação quando registro um meteoro de grande magnitude [brilho]. Além de belas, as imagens contribuem para os estudos desses fenômenos.
Continua depois da publicidade

Segundo especialistas ouvidos pelo G1SC, a rede de monitoramento brasileira é composta por astrônomos amadores e profissionais e faz análises e registros sobre os meteoros no país. Além de Santa Catarina, o fenômeno foi visto em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
> Surfista de Floripa pode ser o dono da maior onda do mundo na temporada; veja vídeo
> A cerveja mais alcoólica do Brasil: rótulo paulista bate recorde nacional e custa R$ 450
Aastrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adolfo Stotz Neto, explicou que o brilho provocado pelos meteoros e meteoróides dependem do tamanho e da velocidade que chegam à atmosfera terrestre.
– Elas incendeiam pela velocidade de quem vê. A velocidade da terra em torno do sol de 30km/s e quando um objeto entra na atmosfera eles incendeiam, justamente por ser um atrito muito grande – explica.
Assista a passagem do meteoro de dois ângulos diferentes
Leia também
Santa Catarina tem dois bilionários na lista global da Forbes de 2021
Como está o estado de saúde de Paulo Gustavo, internado com Covid-19