Mais de 900 pessoas foram afetadas pela forte chuva com granizo que atingiu Lages, na Serra catarinense. Mais de 220 residências registraram estragos, seja pelo granizo ou pelo forte vento, com rajadas que chegaram a 53 km/h na cidade. A chuva caiu na noite de terça-feira (31), mas o balanço das ocorrências só foi divulgado nesta quinta-feira (2).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a Epagri/Ciram, o acumulado de chuva atingiu 24,8 milímetros na terça-feira. Até 19h40min de quarta-feira (1º), foram registradas 228 residências afetadas. A Defesa Civil do município distribuiu 4 mil metros de lona para quem teve os telhados atingidos.

As áreas mais atingidas pelo temporal foram os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria, com ao menos 912 pessoas afetadas diretamente. Não há desabrigados ou desalojados.

O Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, afirma que nos próximos dias as equipes da Defesa Civil estarão nos bairros realizando o levantamento, casa por casa, para totalizar a quantidade de telhas necessárias para as casas afetadas.

Continua depois da publicidade

— As famílias que residem nos bairros atingidos precisam ter uma pessoa maior de 18 anos para atender as equipes e de preferência disponibilizar uma escada. Importante frisar que as equipes estão empenhadas em melhor atender a população, sobretudo neste momento — afirma.

A Defesa Civil pode ser acionadas pelos contatos 199, 3019-7477 ou 3019-7977 ou do plantão 24h, no telefone (49) 99836-1702.

Cidade do Oeste também registrou estragos

Segundo a Defesa Civil do Estado, a cidade de Romelândia, no Oeste catarinense, registrou ventos fortes e chuva nas primeiras horas desta quinta (2). As últimas informações divulgadas são de cerca de 20 residências afetadas, quedas de árvores e rompimento da rede elétrica.

Até as 10h30min, não havia registro de desalojados, desabrigados ou vias interditadas. O município não planeja decretar Situação de Emergência, mas as autoridades locais seguem monitorando a situação.

Continua depois da publicidade

Leia também

Calorão de 30°C e chuva: saiba como fica o tempo na primeira quinzena de janeiro em SC

Briga por drogas termina na morte de jovem na Serra de SC