A Espanha precisou fechar parte de seu espaço aéreo na manhã desta sexta-feira (4) devido à expectativa de queda do módulo de um foguete chinês que caía descontrolado na Terra. Aeroportos na região mediterrânea do país, das turísticas Barcelona e Ibiza, por exemplo, precisaram interromper os serviços de pouso e decolagem.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O módulo pesava cerca de 20 toneladas e circulou a Terra várias vezes até cair no Sul do oceano Pacífico, segundo noticiou o jornal espanhol El País, fazendo menção a informação divulgada pelo Comando Espacial do Exército dos Estados Unidos.
A rota de queda do módulo, no entanto, cruzava a Espanha e também o Sul de Portugal, o que despertou o alerta dos serviços de vigilância espacial da Europa. Além disso, a alta velocidade do aparelho dificultava um cálculo exato sobre o ponto de queda.
O módulo do foguete integra o projeto Long March-5B Y4, que prevê colocar em órbita uma estação espacial chinesa. A China informou que a prática de retorno do componente à Terra é comum e que ele é projetado para se desintegrar ao ter contato com a atmosfera.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Nave da NASA se choca contra asteroide para desviá-lo
VÍDEO: Geada volta a encobrir campos na Serra de SC em plena primavera