A praia de Itapema foi alvo de um vazamento de esgoto na terça-feira. O incidente, segundo a Conasa Águas de Itapema, foi motivado por uma queda de energia durante a manhã que interrompeu o funcionamento de bombas.
Continua depois da publicidade
A companhia informou por meio de nota que as fortes chuvas da noite de segunda-feira aumentaram o volume de água nas tubulações de esgoto. Com a falta de energia em alguns momentos houve o travamento do sistema de acionamento das bombas da elevatória da Rua 255.
Conforme explicação da Conasa, esse sistema não funciona com gerador de energia e não foi possível religar as bombas. Com isso houve transbordamento de esgoto para a praia. A situação foi controlada na manhã de terça-feira.
A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci) autuou a Águas de Itapema em R$ 300 mil pelo vazamento. Conforme o presidente da Faaci, Leonardo Nunes, moradores contaram que o vazamento ocorreu por pelo menos cinco horas.
Continua depois da publicidade
– Ainda não temos quantos metros cúbicos foram despejamos, mas foi muita coisa _ diz.
Nunes informou que representantes da companhia serão chamados para uma reunião nesta semana para resolver a situação. Segundo ele a empresa não está arcando com o mínimo de manutenção dos equipamentos e está sendo ineficiente. O presidente quer impedir que situações semelhantes ocorram novamente, especialmente durante a alta temporada.