A chuva intensa registrada na Grande Florianópolis nesta sexta-feira (29) provocou prejuízos e deixou o trânsito lento na região. Em São José, a Defesa Civil foi acionada para duas ocorrências de deslizamento de terra. Uma casa teve o muro completamente destruído após a queda de um barranco.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
> SC tem alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas
Os escorregamentos aconteceram na Rua Manoel Loureiro. Segundo Telson Rodney do Nascimento, diretor da Defesa Civil de São José, ninguém ficou ferido. Uma terceira ocorrência chegou a ser notificada, mas não houve confirmação de incidentes.
Florianópolis também registrou ocorrências
Em Florianópolis, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento no Morro da Mariquinha. Duas casas foram interditadas e os moradores foram acolhidos pela assistência social do município.
Continua depois da publicidade
No bairro Jardim Atlântico, a Defesa Civil foi chamada para isolar uma área na Rua Jornalista Rodolfo Eduardo Sullivan, após parte de um muro cair. Não há feridos.
No Centro de Florianópolis, a Guarda Municipal foi chamada por volta das 12h por conta do grande volume de água na via que dá acesso à Ponte Pedro Ivo. Segundo o subcomandante do órgão, Ricardo Pastrana, a rede pluvial está com dificuldade de escoar a água.
Os alagamentos também foram registrados em São José, Palhoça e Biguaçu. Há pontos de lentidão na BR-101.
Chuva deve persistir até domingo
A Grande Florianópolis está em alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas. A previsão da Defesa Civil, instituição que monitora as condições climáticas, é de que chuvas persistentes e volumosas sejam registradas até domingo (31).
Continua depois da publicidade
Durante o fenômeno, a Defesa Civil orienta que a população permaneça em local abrigado, longe de árvores, placas e postes. Em casos de alagamentos e inundações, são feitas as seguintes recomendações:
- Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e ponte submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamento:
- Fique atento a inclinação de árvores e postes;
- Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Veja fotos dos estragos
Leia também
Cidades mais chuvosas de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Até quando vai chover em SC e por que esse frio em pleno outubro?
Palhoça e Santo Amaro registram em um dia toda a chuva esperada para o mês, diz Epagri/Ciram