A província canadense de Quebec receberá 3.650 refugiados sírios até o fim do ano e pediu o apoio do governo federal para facilitar os processos administrativos, anunciou a ministra da Imigração da província, Kathleen Weil.

Continua depois da publicidade

Vários governos provinciais e prefeitos de grandes cidades canadenses haviam solicitado na semana passada ao governo federal do país que fizesse mais ante a crise migratória com epicentro na Europa.

O governo liberal de Quebec decidiu então “aumentar substancialmente o número de admissões de refugiados sírios” este ano, explicou Weil.

“Às 1.200 admissões já previstas, se adiciona o objetivo de 2.450 para um total de 3.650 este ano”, completou.

Dois terços dos refugiados serão recebidos por particulares, como associações humanitárias ou organizações religiosas, e um terço por um programa governamental.

Continua depois da publicidade

A crise dos migrantes na Europa é tema de campanha no Canadá.

O Novo Partido Democrático (NDP, esquerda) prometeu no sábado que, em caso de vitória nas eleições legislativas de outubro, receberá 46.000 refugiados sírios, um número maior que os propostos pelos adversários liberais e conservadores.

O liberal Justin Trudeau, terceiro nas pesquisas, prometeu receber 25.000 refugiados sírios, enquanto o atual primeiro-ministro Stephen Harper (conservador) prometeu 20.000.

* AFP