A natureza exuberante com belas praias, ilhas, trilhas e cachoeiras, uma cultura rica e diversificada, um povo acolhedor e divertido e clima agradável durante todo o ano são só alguns dos fatores que fazem de Florianópolis uma cidade única, amada por nativos, migrantes e turistas. Os pontos positivos são bem conhecidos, assim como os problemas que a capital catarinense precisa superar para continuar sendo a ilha do coração de todos nós. E é justamente o futuro de Floripa que será pauta de um evento gratuito em dezembro.
Continua depois da publicidade
A primeira edição do Floripa Amanhã está marcada para acontecer entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Jardim Botânico do bairro Itacorubi. O evento é gratuito e conta com uma extensa programação, que terá apresentações culturais com muita música, dança e outras atrações artísticas, além de debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento sustentável e social de Florianópolis.
Um dos objetivos do evento é reforçar a necessidade de preservar o meio ambiente e os ecossistemas locais, além de promover hábitos sociais saudáveis e sustentáveis e também incentivar a cultura local. O Jardim Botânico foi escolhido para receber o encontro justamente por ser um espaço público que reforça todos esses pontos e possuir um ambiente que estimule essas práticas e debates.
O encontro vai promover mesas-redondas e talks para debater os problemas reais da cidade. Quatro grandes pilares vão nortear os debates do evento: inovação, social, cultural e ambiental. Especialistas de cada uma das áreas vão mostrar as causas dos problemas e mostrar possíveis resoluções, que serão registradas em documento chamado Carta de Compromisso Floripa Amanhã.
— No ano em que a Desterro Società Completa 10 anos, é uma honra poder ser o proponente desse projeto grandioso, que definitivamente veio pra ficar na Agenda de Florianópolis. Esperamos que toda a sociedade utilize muito esses 03 dias ricos em conteúdo cultural, afirma João Pellegrini, o proponente do projeto junto à FCC.
Continua depois da publicidade
Para todos os públicos
Com entrada gratuita e vasta programação, a organização do Floripa Amanhã espera receber durante os três dias de evento um público diversificado, reunindo toda a comunidade, turistas, empresários e autoridades. A missão do encontro é engajar a sociedade como um todo para buscar ações que façam a nossa cidade cada vez melhor e ainda mais encantadora.
— O Floripa Amanhã representa uma oportunidade única para refletirmos sobre o futuro que queremos construir juntos para nossa cidade. Mais do que apenas debater os desafios, o evento é um espaço para cocriar soluções inovadoras e fortalecer os laços entre os diferentes setores da sociedade. Queremos inspirar pessoas a enxergar Florianópolis como um exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento, cultura e preservação ambiental, e ao mesmo tempo projetando um futuro mais sustentável — ressalta Fernando Ligório, responsável pela captação de recursos do evento.
— Este evento tem uma proposta de utilizar a Cultura como força central para um reencontro da cidade com sua qualidade de vida nacionalmente reconhecida, e aproveitar o rico espaço que será estruturado como uma oportunidade valiosa para a comunidade, setor empresarial e governo se engajarem em ações concretas que contribuam para um futuro mais sustentável da nossa cidade. Para isso, reunimos nomes fortes de cada área que compartilharão muito conteúdo, em um formato propositivo, e não de apenas críticas, para que possamos firmar um compromisso, através de uma carta aberta, e, posteriormente acompanharmos os desdobramentos das ações propostas durante o evento a cada nova edição do Encontro Floripa Amanhã — destaca Lucas Arruda, responsável pela Curadoria do evento.
O Encontro Floripa Amanhã é uma realização da Desterro Società com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e coprodução da Hit Makers. Incentivo da Claro e Condor por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura.
Continua depois da publicidade

Programação
Local: Jardim Botânico de Florianópolis (Rod. Admar Gonzaga, 742, Itacorubi)
Entrada gratuita.
*Programação sujeita a alteração.
13 de Dezembro (sexta-feira)
Espaço Jardim do Saber
- 9h30h às 12h – Direito à – nossa – Cidade: caminhos para Florianópolis enfrentar o déficit habitacional e o aumento de pessoas em situação de rua.
Por CIDADES INVISÍVEIS Com participação de: Samuel dos Santos – Mediador Cidades Invisíveis, Bruna Kadletz (Círculo de Hospitalidade), Samuel Steiner (Arquiteto e Professor da UFSC), Selso de Oliveira (Desembargador e Representante do Movimento Social), Coronel Araújo Gomes (Secretário de Segurança Pública de Floripa) e Edsoul Amaral (Educador Social e Repórter)
- 13h30 às 15h – Infraestrutura cultural – os desafios para o futuro da cultura de Florianópolis com Facundo Guerra (Ex Secretário de Cultura de SP), Allen Rosa (Sounds in da City, André Costa Nero (Arvo Festival) e Michel Mittman (Sec. Planejamento Urbano Florianópolis)
- 15h30 às 17h – Política cultural e o financiamento dos projetos culturais de Florianópolis com Alê Youssef (Empreendedor Cultural), Paula Borges (Instituto Maratona Cultural), Carmen Lúcia Evangelho Lopes (Presidente do Conselho de Cultura de Florianópolis), Representante do Governo do Estado de Santa Catarina e Fernando Ligório (CEO Grupo 4zero4)
Continua depois da publicidade
- 17h30 às 18h30 – A Carreira de artistas de Santa Catarina com Moriel Costa (músico, compositor, integrante da banda Dazaranha e humorista), Luiz Meira (violonista, guitarrista, cantor e produtor musical) e Carlos Trilha (instrumentista e produtor musical).
- 18h30 – Pocket Show voz e violão com Moriel Costa, Luiz Meira e Carlos Trilha
Espaço Cultura e Movimento
- 9h15 – Sustentabilidade como Oportunidade – Crédito de Logística Reversa com Renato Paquet (Pólen) e Lucas Arruda (Oasis)
- 10h05 – Tecnologia e Cidadania: cotidiano Urbano com Luciene Cunha (Reatto Ambiental), Ana Maria Arsky (4Habitos) e Cibele Assmann (SMPIU PMF)
- 11h05 – Inovação para a saúde e qualidade de vida Com Paloma Lecheta (Haus) e Renata Huna (Hábitos)
Continua depois da publicidade
- 11h50 – Inovação e Sustentabilidade – Programa de Energia limpa da CLARO com Marciano Carniel (Gerente de marketing da Claro).
- 13h30 – Empregabilidade e o Futuro do Trabalho com Jeff Lima (PAQ), Jéssica Rodrigues (Impact HUB SALTO Aceleradora) e Ivan dos Santos (Floripa Mais Tech)
- 14h25 – Floripa: economia Inovadora com Paloma Lecheta (Haus), Mari Cândido (ACATE Rede de Inovação) e Léo Diniz Treulieb (Cultura de Inovação
- 15h30 – Reservas Nacionais do Surfe, o Case da praia do Moçambique de Floripa com Fabrício Almeida (Aprender Ecologia)
- 16h – Na procura do Take perfeito com Walter Luiz Caira (Diretor Cinematográfico), Lívia Brancher (Diretora Cinematográfica) e Milton Horn (Diretor do setor de movie caption da UFSC)
- 17h30 – Saneamento e os Impactos no Mangue – Por FLORIPA AMANHÃ com
Aliator Silveira (Projeto para o Mangue do Itacorubi) , Ike Gevaerd (Projeto para o Mangue do Itacorubi), Heloisa Helena de Aguiar Solti (Engenheira Ambiental) e
Continua depois da publicidade
- Mediador José Luis Netto Menezes (Advogado e Membro da Comissão de Direito ao Saneamento Básico da OAB/SC)”
Palco Ritmo do Amanhã
- 8h às 9h – YOGA + Respiração
- 9h às 20h – Feirinha Criativa
- 9h às 11h – DJ Rai Duran
- 11h às 12h30 – DJ Glazer
- 12h30 às 14h – Reis do Nada + Flora Cruz
- 14h às16h – DJ Moka
- 16h às 18h – DJ Marcelo Pimenta
- 18h20 – Joana Castanheira + Nick Scalzo
14 de Dezembro (sábado)
Espaço Jardim do Saber
- 9h às 10h – Boi de Mamão
- 10h – Teatro Infantil
- 10h30 – Teatro Infantil
- 11h – Stand Up Mané Darci
- 12h30 – Capoeira | Live painting infantil
- 14h – Teatro infantil
- 15h – Rendeiras Cantadeiras
- 16h – Live painting em esculturas, com Thiago Valdi e convidados
- 17h – Palestra + Live painting, com Jon Murill de Roanok (Virginia/USA) – cidade-irmã de Florianópolis
Espaço Cultura e Movimento
- 9h às 12h – Mostra de Filmes
- 9h às 19h – Exposição
Palco Ritmo do Amanhã
- 8h às 9h – Yoga + Respiração
- 10h30 – Samo
- 12h – DJ Belton
- 14h – Allen Rosa – Sound in da City
- 15h10 – Banda Tow In e Teco Padaratz
- 16h30 – Tijuqueira
- 17h45 – Trio DAZARANHA
Continua depois da publicidade
15 de Dezembro (domingo)
Espaço Jardim do Saber
- 9h às 11h – Intervenções Kids | Boi-de-mamão, capoeira, live painting infantil e teatro infantil
- 13h30 – Camila Benzedeira
- 14h às 18h – Apresentações de dança
Espaço Cultura em Movimento
- 9h às 12h – Mostra de Filmes
- 9h às 20h – Exposição
Palco Ritmo do Amanhã
- 10h – Choro Xadrez
- 12h15 – Samba Castanheiras
- 14h – DJ Tagua
- 15h – Elô Gonzaga
- 16h – Pé de Cabra
- 18h – Saia do Mar