Um processo de ampliação de horários de atendimento nas unidades básicas de saúde, iniciado como um projeto piloto em julho deste ano, agora começa a ser estendido para outros postos de Joinville. Cinco unidades já estão funcionando até mais tarde e até o início do ano outras quatro passarão a atender em horário ampliado.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, a UBSF Floresta e a UBSF Boehmerwald ampliaram o atendimento até 22 horas e 21 horas, respectivamente. Desde o último 19, a UBSF Estevão de Matos também passou a atender até às 19 horas e neste mês a UBSF Morro do Amaral ampliou das 8 às 17 horas, deixando de funcionar como uma extensão da unidade do Jardim Edilene. Nesta segunda-feira (25), foi a vez da UBSF Jardim Edilene ampliar até às 19 horas.
Outras unidades também têm atendimento ampliado previsto para os próximos dias. A partir de 5 de dezembro, a UBSF Fátima atenderá até às 22 horas. Na primeira quinzena de dezembro, a UBSF Itaum tem previsão para o horário das 7 às 22 horas. Já no início do ano, a UBS Edla Jordan, no Petrópolis, vai atender até às 22 horas.
— Como são agendamentos eletivos que a gente oferece nas unidades básicas, a gente chama as pessoas, então a procura sempre existe. Nos dois primeiros meses foi mais difícil, mas agora está tendo mais procura, inclusive por causa da imunização contra o sarampo — afirma o secretário da saúde, Jean Rodrigues da Silva.
Mudança para atender trabalhadores
As mudanças fazem parte do objetivo da Secretaria de Saúde de dar maior acesso à unidade básica para os trabalhadores, que não têm como procurar o atendimento no horário comum. Todos os serviços oferecidos durante o dia também serão realizados no período ampliado, inclusive com o atendimento médico.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário Jean, as equipes também tiveram acréscimo com a contratação de médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.
— A nossa proposta é avançar para outras unidades de saúde nos três primeiros meses, nas localidades onde têm maior concentração de trabalhadores. Também vamos chamar mais agentes comunitários, farmacêuticos e outras categorias para reforças as equipes.
Com a ampliação do horário de atendimento, a Secretaria de Saúde também quer facilitar o acesso ao serviço básico e reduzir o número de pessoas que procuram diretamente o Pronto-atendimento 24 horas com problemas de saúde que poderiam ser atendidos nas unidades básicas.
Unidades com horário ampliado:
UBSF Floresta – 7 às 22 horas
UBSF Boehmerwald – 7 às 21 horas
UBSF Estevão de Matos – 7 às 19 horas
UBSF Morro do Amaral – 8 às 17 horas
UBSF Jardim Edilene – 7 às 19 horas
Unidades que terão horário ampliado:
UBSF Fátima – 7 às 22 horas (2 de dezembro)
Continua depois da publicidade
UBSF Jarivatuba – 7 às 22 horas (5 de dezembro)
UBSF Itaum – 7 às 22 horas (primeira quinzena de dezembro)
UBS Edla Jordan – 7 às 22 horas (início de 2020)