Ao menos quatro regiões de Santa Catarina correm risco de deslizamentos nesta sexta-feira (18). O alerta ocorre por conta da chuva que atingiu o Estado na madrugada de quinta (17) e provocou a enxurrada que matou 12 pessoas e deixou rastro de destruição no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Fotos e vídeos mostram estragos da chuva em Santa Catarina nesta quinta
A Defesa Civil pede maior atenção aos moradores do Alto Vale do Itajaí, onde o risco de deslizamentos de terra é considerado “muito alto”. Na região, as chuvas que caíram nas últimas 72h somam valores superiores aos 200 mm.
Na área de maior risco, o órgão recomenda máxima atenção a qualquer movimento de terra, inclinações de postes e de árvores próximo de suas casas, além de cuidado com o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Além disso, o Médio e o Baixo Vale e a Grande Florianópolis seguem em atenção, também com risco alto para deslizamentos. Nessas três regiões, o volume de água chegou a 150 mm nas últimas horas, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Outras quatro regiões estão em observação e correm risco moderado: Planalto e Litoral Sul, Planalto e Litoral Norte.
> Veja cuidados que moradores devem ter em áreas atingidas pelo temporal
Entre a noite de quarta e a madrugada de quinta (17), chuvas intensas deixaram ao menos 12 mortos no Vale do Itajaí. Onze mortes foram confirmadas em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. Equipes de resgate seguiam em busca de desaparecidos em Presidente Getúlio e Rio do Sul na manhã desta sexta.
Leia também
Sobreviventes relatam gritos de socorro e pessoas arrastadas pelas águas
“A situação é similar à do Morro do Baú em 2008”, diz chefe da Defesa CIvil
Saiba como e onde fazer doações às pessoas atingidas pelo temporal em SC