No dia 23 de março, Florianópolis, a Capital dos Catarinenses, completa 287 anos. Para comemorar em grande estilo nada melhor que degustar um delicioso prato à base de frutos do mar. Para isso, o Diário Catarinense convidou quatro Chefs para preparar um prato em homenagem à Ilha.
Continua depois da publicidade
As quatro receitas participaram de uma enquete e a mais votada pelos internautas ganhou uma versão em vídeo. Confira abaixo as quatro receitas e o vídeo da campeã.
A mais votada: Risoto Jurerê Internacional
Chef Jordan Franzen, da Risotteria Suprema
Continua depois da publicidade
Ingredientes:
– 100g de arroz arbóreo
– 40g de lula em cubos
– 40g de mariscos
– 40g de camarão sem casca
– 30g de cebola picada
– 10g de alho picado
– 15g de manteiga
– 80ml de vinho branco seco
– 50g de parmesão
– 20ml de leite de coco
– 400ml de caldo de peixe
– 5g de salsa picada
– 5g de cebolinha picada
– 30g de tomate em cubos
Modo de preparo:
Inicie o risoto refogando o alho e a cebola até que fiquem macios e transparentes. Adicione a lula, os mariscos e o camarão, deixando que cozinhem levemente por alguns instantes, então retire grande parte dos frutos do mar – certifique-se de não deixar nenhum camarão para que não cozinhem por demais. Em seguida adicione o arroz arbóreo e o vinho, dando inicio ao cozimento do arroz, vá adicionando o caldo de peixe aos poucos, mexendo a todo instante até que o arroz fique al dente. Finalize o risoto retornando os frutos do mar juntamente com o leite de coco, os tomates, o parmesão, a salsa e a cebolinha. Misture bem os ingredientes até o queijo estar derretido e o risoto bem cremoso, se necessário corrija o sal. Uma ótima sugestão para acompanhar o prato é um peixe à sua escolha, grelhado em azeite de oliva com um toque de limão.
Assista ao vídeo da receita:
Confira as outras receitas:
Sinfonia de Frutos do Mar à Moda do Costão dos Ingleses
Chef Nivaldo, do Recanto dos Brunidores

Modo de preparo:
Corte a mini moranga e coloque para cozinha. Refogue os camarões com alho e cebola picada, acrescente o tomate picado e coloque o arroz cozido.
Recheie a mini moranga, coloque o queijo ralado e reserve.
Grelhe a garoupa, temperada com sal e pimenta, e os camarões e o polvo (já cozido por 50 minutos em água fervente) e reserve.
Continua depois da publicidade
Coloque para cozinhar ao bafo, as patinhas de caranguejos e os mexilhões por 3 minutos. Monte em um refratário os frutos do mar grelhados e a mini moranga gratinada. Acrescente as patinhas de caranguejo e mexilhões ao bafo. Decore com flor de abóbora e regue com azeite de oliva, cebolinha e salsinha picadas.
Tranche de garoupa com arroz vermelho, lula e emulsão de alcaparras
Chef Luiz Viana, do Second Floor, restaurante do Spazzio Jurerê Internacional

Arroz vermelho
– 10og de arroz carnaroli vermelho
– 15g de cebola
– 5g de folhas de alfavaca fresca
– 5g de sal
– 50ml de caldo de peixe
– 5ml de azeite de oliva
Emulsão de alcaparras
– 20g de alcaparras
– 5g de cebola
– 10g de creme de leite fresco
– 5g de manteiga gelada
– 1g de pimenta branca moída
– 30ml de vinho branco seco
– 15g de proteína de soja
– 5g de azeite de oliva
Lulas
– 60g de lula inteira
– 15g de tomate concassé (sem pele e sem semente)
– 5g de azeite de oliva
– 2g de sal
– pimenta branca moída a gosto
Modo de preparo:
Limpe e corte a garoupa em tranche (fatias ou rodelas), tempere com sal e pimenta e grelhe com o azeite de oliva. Reserve. Leve ao fogo uma panela pequena, frite rapidamente a cebola cortada em brunoise (cubo) bem pequeno, entre com o arroz vermelho e mexa enquanto acrescenta o caldo de peixe, o sal e as folhas de alfavaca. Abaixe o fogo e tampe, cozinhe até dar o ponto desejado, e reserve. Em outra panela pequena, frite rapidamente a cebola com um pouco do azeite, entre com as alcaparras, o vinho e o creme de leite. Em seguida, tempere com a pimenta, acrescente a manteiga e a proteína de soja e retire do fogo. Bata com o mix até espumar. Limpe e corte a lula em tiras finas, grelhe rapidamente em frigideira com o azeite, e salteie. Entre com o tomate, e salteie novamente. Tempere com o sal e a pimenta moída. Reserve.
Montagem:
Disponha em um prato de porcelana branca – ao centro – o arroz dentro de um aro de inox para dar o formato arredondado. Coloque o tranche de garoupa sobre o ragu de lula com tomate e a emulsão de alcaparras, decore com a lula grelhada e folhinhas de alfavaca e pimenta rosa em grão. Use gotas de azeite verde de salsinha para finalizar.
Continua depois da publicidade
Terroir Mané – Cardosinha frita, loc-loc, pimentão vermelho e amarelo confit, quiabo grelhado e azeite de alfavaca
Chef Vitor Gomes, do Ponto G Gastronomia

Modo de preparo:
Limpe a cardosa retirando sua barrigada, cabeça e escamas. Faça frisos laterais e marine-as com molho de pimenta, suco de limão e sal fino. Reserve. No ultimo momento, seque-as bem e frite-as em imersão a temperatura de 180 graus por aproximadamente 4 minutos (ate que estejam douradas).
Asse os pimentões em chama viva (boca do fogão ou maçarico) e retire sua pele. Corte as extremidades e abra-o como uma folha de papel. Leve ao forno com uma pitada de sal, azeite de oliva, 05 dentes de alho cortados ao meio e asse-os a 100 graus por 30 minutos. Reserve.
Continua depois da publicidade
Lave o maço de alfafaca faça seu branqueamento (mergulhando em água fervente e imediatamente colocando-o em uma água de gelo). Escorra bem e leve ao liquidificador com um dente de alho, sal e pimenta.
Aqueça um litro de água levemente salgada ate o ponto de fervura, vá adcionando a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar. O ponto loc-loc deve ser macio e cremoso, mas ao mesmo tempo firme.
Lave os quiabos, corte-os ao meio e grelhe em uma frigideira anti-aderente ate que eles percam a “baba”, e ao mesmo tempo estejam bem marcados. Reserve
Continua depois da publicidade
Montagem:
Corte fatias do pimentão do tamanho de um aro de montagem. Revista o interior do aro com as lâminas de pimentão, intercalado as cores. Preencha o restante do aro com o loc-loc, e retire o mesmo.
Disponha três sardinhas fritas em cada prato, sobre o pirão envolto por pimentões. Intercale cada sardinha com uma metade de quiabo. Regue com o azeite de alfafaca e guarneça o prato com os dentes de alho que foram ao forno junto com os pimentões.