Difícil dizer o que é mais gostoso: paçoca de pinhão ou entrevero? Ponche ou quentão? Na dúvida, a dica é experimentar um de cada. Lageanos e turistas que aproveitaram os primeiros dias da Festa do Pinhão listam alguns motivos para curtir a festa:
Continua depois da publicidade
|| Paçoca de Pinhão ou Entrevero? Na dúvida, coma os dois
– A paçoca é feita com pinhão moído junto com carne, mais sequinha. Já o entrevero você sente bem o sabor do pinhão inteiro e das carnes – suína, bovina e de frango – explica a professora diz Isabel Carnelutti Oliveira Leite, 43 anos, que veio de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, com o marido e amigos.
Bruno e Barreto e Só Pra Contrariar animam primeira noite
Continua depois da publicidade
Baião filosófico de Zé Ramalho abre a noite de sábado da Festa
Os dois pratos são típicos e podem ser consumidos sozinhos ou acompanhados de pão. Este ano a Festa do Pinhão tem algumas novidades, como o hambúrguer de pinhão e até trufa de chocolate recheada com pinhão.
|| Ponche para esquentar
Festa do Pinhão só combina com temperatura baixa, e temperatura baixa combina com uma bebida para esquentar. Para o administrador Alex Cardoso, 34 anos, a melhor bebida é o ponche, bem tradicional em Lages: é a mistura de quentão com gemada e chantili.
|| Shows nacionais
A possibilidade de assistir numa mesma noite grandes nomes da música brasileira é também um dos grandes atrativos da Festa.
Continua depois da publicidade
– Acho legal o fato de virem muitos artistas para a cidade. A programação é sempre eclética e, além do mais, tem palco alternativo com outras músicas – recomenda a cuidadora Rosalina Farias, 43 anos.
Este ano o palco alternativo tem música eletrônica, no Backstage Prime.
Leia também
Palco Nativista é referência em valorização da música regional De Zé Ramalho a Henrique & Juliano: as atrações nacionais da Festa do Pinhão
|| A dança e a cultura Serrana: ¿dois e dois ou dois e um¿
Mesmo quem não leva muito jeito, para dançar uma vanerão não tem mistério. Pode ser dois passos para a direita e dois para esquerda ou a fórmula do dois e um.
Continua depois da publicidade
– Não tem segredo. Vai no embalo do parceiro e se entregue – diz o advogado Luís Fernando Rossi, 33 anos, de Lages.
Para ele, o melhor da Festa do Pinhão é a oportunidade de conhecer a cultura serrana, a culinária e a hospitalidade dos lageanos.
Leia as últimas notícias de Entretenimento no DC