A Divisão de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) deflagrou uma operação no combate aos furtos e roubos de bobinas de aço contra um grupo criminoso baseado em Araquari e São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. Foram presas quatro pessoas durante os trabalhos da polícia.

Continua depois da publicidade

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Barra Velha, São Francisco do Sul, São Bernardo do Campo (SP) e São Paulo (SP).

Segundo a Deic, a principal carga visada pelo grupo eram as bobinas de aço e inox por causa do alto valor agregado. Os integrantes usariam empresas de fachadas constituídas em nome de terceiros, geralmente motoristas de caminhão e familiares, para emitir notas fiscais com o objetivo de "esquentar" as cargas roubadas.

De acordo com as investigações, em 11 de outubro deste ano, um motorista registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Barra Velha para denunciar o roubo de uma carga de bobinas avaliada em R$ 180 mil.

A Deic informou que antes do suposto roubo, a carga já estava sendo comercializada pela quadrilha, tendo sido confeccionadas etiquetas de rastreabilidade e identificação falsas, assim como a emissão de notas fiscais "frias".

Continua depois da publicidade

Foi identificado também como receptador da carga de bobinas, um empresário de São Paulo, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão. Foram presos uma mulher responsável pela falsificação das etiquetas e notas fiscais, um motorista, o proprietário de um caminhão e um empresário.

Mesmo após o cumprimento dos mandados e a prisão dos suspeitos, as investigações continuarão para localizar as pessoas que ainda estão foragidas. Denúncias e informações relacionadas a roubo de cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br ou telefone (48) 3281-4200.