Quatro ONGs internacionais pediram neste sábado um cessar-fogo “imediato” na cidade síria de Aleppo, devastada por bombardeios, horas antes do início da reunião russo-americana na Suíça para tentar acabar com o banho de sangue.

Continua depois da publicidade

Em carta aberta aos responsáveis diplomáticos, os presidentes de Save the Children, International Rescue Committee, Conselho Norueguês para os Refugiados e Oxfam International pedem à instauração de um cessar-fogo de, ao menos, 72 horas na parte rebelde de Aleppo visando à evacuação dos feridos e a introdução de alimentos e ajuda humanitária nesta zona.

“Desde o fracasso do cessar-fogo em Aleppo, mais de 130 crianças morreram na zona leste da cidade, e outras 400 ficaram feridas em bombardeios implacáveis e cegos”, disse a presidente da Save The Children, Helle Thorning-Schmidt.

“Muitos não podem se beneficiar de um tratamento para suas espantosas feridas porque nos hospitais faltam medicamentos e material básico…”.

Desde 22 de setembro, as forças do regime sírio apoiadas pela Rússia bombardeiam sem descanso os bairros orientais de Aleppo para expulsar os rebeldes.

Continua depois da publicidade

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 370 pessoas, incluindo 70 menores, perderam a vida nos bombardeios.

Neste sábado, em Lausanne, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e o secretário-americano de Estado, John Kerry, tentarão retomar o diálogo visando o restabelecimento do cessar-fogo na Síria.

cmk/iw/lr