Ao menos quatro municípios da Grande Florianópolis seguem sem energia na manhã desta sexta-feira (2) por conta das chuvas que afetaram a região nos últimos dias. Em Águas Mornas e Angelina, por exemplo, 99% das unidades consumidoras estão sem luz, segundo dados da Celesc.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Na região da Grande Florianópolis, 30.876 unidades consumidoras estavam sem energia elétrica por volta das 10h20. A situação também é crítica nos municípios de Rancho Queimado, que segue com 97% das casas com o fornecimento comprometido, e em Santo Amaro de Imperatriz, onde 94% das residências estão sem luz.
Municípios da Grande Florianópolis contabilizam estragos e seguem em alerta após chuvas
Na Capital catarinense, 427 unidades permaneciam sem energia, sendo que 56 é apenas no bairro Saco dos Limões. Já em Palhoça são 8.783 nesta manhã, com a situação mais crítica no bairro Praia de Fora, com 3.094 residências sem luz.
Continua depois da publicidade
A Celesc informou em nota que não há previsão para normalizar a situação devido aos pontos de alagamento que afetam os serviços das equipes. O órgão, porém, segue trabalhando “até que o sistema seja totalmente religado”.
Equipes da companhia atuam, principalmente, na região da Guarda do Cubatão, em Palhoça, e na região do Sombrio, no bairro Vargem dos Pinheiros, em Santo Amaro da Imperatriz. A previsão é de que os dois serviços sejam concluídos até o fim da tarde.
Em Rancho Queimado e Angelina, ao menos 30 profissionais avaliam e atuam para reconstrução da rede elétrica. Já em Águas Mornas, equipes trabalham recolocando os postes que foram levados pela erosão causada pela cheia dos rios que cruzam a cidade.
Veja quantas unidades consumidoras estão sem luz:
- Águas Mornas: 3.104
- Alfredo Wagner: 3
- Angelina: 2.249
- Antônio Carlos: 280
- Biguaçu: 184
- Canelinha: 216
- Florianópolis: 427
- Palhoça: 8.783
- Rancho Queimado: 1.981
- Santo Amaro da Imperatriz: 13.071
- São João Batista: 121
- São José: 227
- São Pedro Alcântara: 219
- Tijucas: 11
Continua depois da publicidade
Sul também tem estragos na rede elétrica
Conforme a Celesc, também há estragos na rede elétrica de municípios na região Sul do Estado. Em Tubarão, a chuva provocou a queda de postes na marginal da BR-101, próximo a Rodovia Ivane Fretta, que teve também uma de suas pistas bloqueadas.
Com isso, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em mais de 11,5 mil unidades consumidoras em Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Laguna.
Leia também:
Santa Catarina decreta situação de emergência após seis dias de chuva intensa
Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376
Buscas por bombeiro desaparecido em Navegantes são suspensas