Quatro meses após a morte do cão-bombeiro Barney, o soldado Luciano Rangel terá nova companhia no Batalhão de Lages. O filhote de labrador Orion chegou na última semana à corporação para ser treinado e atuar em ocorrências de busca e resgate.
Continua depois da publicidade
O cão Barney morreu depois de pular no Rio Urussanga em Içara, no Sul do estado, durante buscas por uma pessoa desaparecida, em 2 de maio. O cachorro atuava em situações de resgate e chegou a ser levado a Brumadinho (MG) para ajudar a encontrar vítimas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Orion nasceu em Jundiaí, no interior de São Paulo. O filhote de 65 dias foi escolhido entre quatro selecionados, após ser aprovado em etapas da análise de temperamento, habilidades e interação.
— O Barney sempre vai estar presente na minha vida e é muito importante para mim. O Orion começa a trajetória dele comigo agora e nós vamos trabalhar muito para que ele possa traçar o próprio caminho. Um nunca vai ser substituto do outro — destacou o soldado Luciano Rangel.
A partir de agora, Orion passa a morar na casa do soldado e terá um treinamento intensivo até completar 18 meses, quando poderá ser submetido à primeira certificação para atuar como cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade