Em pelo menos 4 dos 29 grupos prioritários, 80% das pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina. Conforme o balanço mais recente, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) nesta segunda, 10, 1.236.406 pessoas receberam a primeira vacina, dos quais 655.830 tomaram as duas doses necessárias para proteger contra as formas mais graves da covid-19.

Continua depois da publicidade

> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC

Conforme cálculos do Monitor da Vacina, que considera o total de vacinados com duas doses em relação à população estimada no Plano Estadual de Vacinação, em pelo menos quatro grupos prioritários o índice de imunizados (com as duas doses) é superior e 80%: pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições (91,4%), idosos entre 70 e 74 anos (88,54%), idosos entre 75 e 79 anos (86,69%) e pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições (80,61%).

Santa Catarina confirma mais 39 mortes por covid-19

Esses quatro grupos somam pouco mais de 287 mil pessoas imunizadas contra o coronavírus, equivalente a 43% de todas as pessoas que já receberam as duas doses no Estado.

Continua depois da publicidade

Além desses grupos, estão sendo vacinados indígenas, profissionais da saúde, idosos com mais de 80 anos, pessoas entre 60 e 69 anos, quilombolas, integrantes de forças armadas, de segurança e salvamento, e já há municípios vacinando pessoas com comorbidades, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

O total estimado de pessoas que integram os 29 grupos prioritários da vacinação é de 2.969.115. Desses, 41,64% receberam a primeira dose da vacina e 22,09%, a segunda. 

Ritmo de doses aplicadas é menor em maio

O ritmo de vacinação em maio caiu em relação a abril. A média de doses aplicadas em Santa Catarina é de 26.361 diárias nos últimos sete dias. O Estado já chegou a aplicar 40,2 mil doses por dia na penúltima semana de abril, conforme cálculos do Monitor da Vacina.

Se mantiver o ritmo atual, a tendência é que o Estado conclua a vacinação das 2,69 milhões de pessoas do grupo prioritário apenas em 10 de outubro. Já para vacinar toda a população de Santa Catarina, a campanha deveria se estender a julho de 2022.

Continua depois da publicidade

Evolução das doses aplicadas em SC

Quatro cidades se destacam pelo avanço da vacinação

Até esta segunda-feira, 9% da população de Santa Catarina recebeu duas aplicações da vacina. Mas quatro cidades se destacam pelo avanço proporcional da vacinação. São Miguel da Boa Vista, Ipuaçu e Entre Rios, no Oeste, além de José Boiteux, no Vale do Itajaí, apresentam mais de 20% dos moradores imunizados contra a covid-19. Apenas em São Miguel da Boa Vista 34,3% dos 1.820 moradores tomaram as duas vacinas, maior índice do Estado até o momento.

Quatro indicadores mostram como SC estacionou no combate à pandemia

Santa Catarina recebeu 2.564.570 doses da vacina do Ministério da Saúde desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Dessas, 73,78% já foram aplicadas. Ainda restam 672.334 para serem administradas ao longo desta semana.

Veja mais dados por cidade e por grupo prioritário no Monitor da Vacina do NSC Total

Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos:

Monitor da Vacina

Veja dados da vacinação no Monitor da Vacina
Dados de doses aplicadas por cidade, doses enviadas,
calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas

Painel do Coronavírus

Veja o mapa da covid no Painel do Coronavírus
Mapa da covid em SC, dados de mortes e casos ativos de
coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h