A partir deste final de semana, quatro drones vão ser usados em Lages, na Serra de SC, para ajudar na fiscalização em locais de aglomeração e festas clandestinas. A ação envolve a prefeitura, a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
> Veja o mapa de evolução do vírus em Santa Catarina
> Surto de coronavírus é confirmado em presídio no Sul de Santa Catarina
Conforme o prefeito em exercício, Juliano Polese, o objetivo é usar a tecnologia para fazer uma “varredura” em toda a cidade. Se alguma irregularidade for flagrada, a PM será acionada para atender a ocorrência de desrespeito às normas sanitárias vigentes.
— O que mais tem nos incomodado são as festas privadas e, por isso, vamos utilizar os drones para aumentar a fiscalização em propriedades, como sítios e xácaras. O drone tira fotos, filma e compartilha a localização em tempo real, o que nos permite chegar mais rápido nos locais — afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
A ação de combate ao coronavírus será intensificada durante os finais de semana, quando há maior registro de aglomerações e festas irregulares. Os locais de onde os drones vão decolar e sobrevoar não serão divulgados para não prejudicar o trabalho de fiscalização.
Nesta quarta-feira (25), viaturas da prefeitura de Lages começaram a circular pela cidade com mensagens de áudio em alto-falantes sobre os cuidados com o coronavírus. Esta é mais uma ação que busca alertar e conscientizar a população sobre os riscos de contágio.
> Rede estadual divulga datas de matrículas e rematrículas para ano letivo de 2021 em SC
Situação de SC preocupa
Em documento enviado ao governo catarinense nesta quinta-feira, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina alertou sobre o “risco iminente de colapso” no sistema de saúde do Estado por conta do agravamento da pandemia de coronavírus.
O órgão cita a taxa de ocupação de leitos de UTI superior a 80% e a situação do mapa de risco, que aponta 13 das 16 regiões em alerta gravíssimo para a doença, cobrando do governo mais ações de fiscalização das regras sanitárias.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Delegado encerra festa em Fraiburgo com mais de 300 pessoas; veja vídeo
> Churrasco com aglomeração de apoiadores de candidato é interrompido pela polícia em SC