A professora de fotografia da Escola Câmera Criativa Luíla Vômero dá quatro dicas para quem quer fazer fotos noturnas. Ela é uma das responsáveis pela curadoria da exposição fotográfica Florianópolis, Outros Olhares. Confira:
Continua depois da publicidade
1 – Use o Tripé
Para fazer uma fotografia nítida, o ideal é usar um tripé, que manterá o equipamento estável durante toda a exposição.
2 – Use o controle remoto da câmera
Continua depois da publicidade
Mesmo que a sua câmera esteja firme em cima de um tripé, durante o click você pode movê-la um pouco e a foto ficará tremida, ainda que de forma quase imperceptível. O resultado será melhor se você utilizar um controle remoto para acionar o obturador, assim a máquina ficará imóvel. Outra opção é usar o timer/temporisador. Componha a foto, regule velocidade e abertura e então programe para câmera disparar em 2 segundos. Assim, ao distanciar a sua mão do tripé, você impede que a câmera balance.
3 – Use a abertura do diafragma bem fechada.
Em fotografias noturnas, a abertura pequena dá um efeito muito interessante. Além da profundidade de campo aumentar, os pontos de luz na foto ficam parecendo estrelas.
4- Use o ISO baixo e longa exposição
Sempre que fizer fotos no tripé, de temas imóveis, como paisagens naturais ou urbanas, use o menor ISO, normalmente o 100. Assim terá o máximo de nitidez nas imagens. A longa exposição (que será a velocidade do obturador baixa) trará efeitos interessantes, como as luzes riscadas dos carros.
Continua depois da publicidade
Agende-se
Florianópolis, Outros Olhares
O quê: exposição fotográfica Florianópolis, Outros Olhares
Quando: até 16 de novembro
Onde: Restaurante Chico Toicinho (Rua Desembargador Pedro Silva, 2.392, Coqueiros, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: 3246 0643