Moradores de 11 cidades do Meio-Oeste de SC ficaram sem luz por quatro dias, desde a passagem de um tornado pela região, na noite da última sexta-feira (28). Entre as cidades mais prejudicadas pela falta de energia estão Caçador, que teve toda a rede comprometida, Fraiburgo e Videira. Os três municípios decretaram situação de emergência, assim como Rio das Antas, Lebon Régis e Macieira.

Continua depois da publicidade

>Vídeo mostra tornado que atingiu oficina em Campos Novos; veja imagens

> Adolescente é apreendida em Florianópolis ao se passar por médica no Hospital Celso Ramos

Segundo informativo em tempo real da Celesc, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no Estado, mais de 77 mil unidades consumidoras da região seguiam sem luz até as 22h55min desta terça-feira (1º). Às 22h50min, no entanto, a energia foi reestabelecida em Caçador, primeira cidade a ter o fornecimento normalizado.

Moradores de Caçador registraram o momento em que energia foi reestabelecida em Caçador
Moradores de Caçador registraram o momento em que energia foi reestabelecida em Caçador (Foto: Divulgação)

O tornado atingiu Campos Novos na noite de sexta e, além dos danos causados ao município, gerou consequências para outras cidades. Os ventos que chegaram a 123 quilômetros por hora derrubaram cinco torres de transmissão, interrompendo o fornecimento às subestações da região. 

Continua depois da publicidade

O prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, disse que decretou situação de emergência nesta terça. O município teve mais de 29,6 mil unidades prejudicadas e somente conseguiu manter somente os serviços essenciais funcionando, com ajuda de geradores. 

> Relembre seis vezes em que tornados ocorreram em Santa Catarina

– Hospitais, a UPA e a Defesa Civil têm geradores próprios e fazem os atendimentos normalmente. As vacinas também foram guardadas com geradores. Outros serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e supermercados se adequaram com geradores que locaram a partir de sábado de manhã (29) – afirma o prefeito.

Outros estabelecimentos menores, no entanto, como minimercados, padarias e fruteiras, foram atingidos diretamente, assim como o setor industrial, principal responsável pela movimentação econômica do município:

– Temos um prejuízo imensurável. É uma cidade industrial e estamos todos paralisados, o que impacta na produção, na data de entrega, nos contratos. Os bancos também estão fechados, somente com caixas eletrônicos funcionando com baterias. Já antecipamos o feriado de quinta (3) para essa segunda (31), mas enfrentamos dificuldades.

Continua depois da publicidade

> Corpus Christi em 2021 é feriado nacional ou ponto facultativo? Entenda

Na manhã desta terça, a colunista Dagmara Spautz publicou uma foto registrada pela jornalista Marlise Groth. A imagem mostra a fila de pessoas em frente a uma empresa privada da cidade, onde os moradores aguardavam para carregar os seus celulares. A energia é fornecida no local por meio de um gerador.

Região de Videira ficou sem luz após tornado
Região de Videira ficou sem luz após tornado (Foto: Reprodução/Celesc)

Situação se repete em Fraiburgo

As mesmas dificuldades são enfrentadas em Fraiburgo, cidade vizinha. Com mais de 14,3 mil pontos de consumo de energia, o município tem pouco mais de 400 unidades com luz, porém o fornecimento é temporário. 

No município, conforme o prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Júnior, a concessionária de luz consegue fazer um rodízio, entregando energia aos bairros em diferentes horários e por tempo limitado.

> SC vai pagar primeira parcela do 13º salário na metade de julho

– É claro que a preferência é para área do hospital. E os bairros mais distantes não entram no rodízio por não ter capacidade, segundo a Celesc, de energização – disse. 

Continua depois da publicidade

Além disso, também de acordo com o prefeito, a falta de luz resultou em um segundo problema: o fornecimento de água, que é enviada às residências com ajuda de geradores até o reestabelecimento integral da energia na cidade:

– A gente conseguiu abastecer aproximadamente 80%, mas de forma limitada. Nas casas mais longes estamos levando água de caminhão pipa.

> Jovem de 22 anos recém-formada em Blumenau morre vítima da Covid-19

O que diz a Celesc

Último boletim divulgado pela Celesc dizia que os reparos ainda eram feitos por volta das 17h50min, nas torres de transmissão de energia atingidas pelo tornado. 

Segundo a nota, “o trabalho é complexo e a equipe técnica da empresa transmissora de energia continua atuando sem parar”. Ainda, conforme a nota, com o conserto das torres de transmissão, a luz será reestabelecida gradativamente e a “subestação Caçador será a primeira a receber a carga, de forma a atender as cidades que estão sem energia há mais tempo”.

Continua depois da publicidade

Assista ao momento em que tornado atinge estabelecimento:

Leia também

​​Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC