Em época de inscrição de vestibular, vale a pena consultar os índices e notas das universidades antes de fazer sua escolha. Além das estrelas do Guia do Estudante, outra avaliação deve ser levada em conta. O Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade) é aplicado todos os anos para alunos iniciantes e que estão se formando em cursos superiores. O resultado de 2012 foi divulgado nesta semana e trouxe quatro boas notícias: Joinville e região têm quatro cursos com nota máxima, que é 5. Foram 67 cursos avaliados no Norte. A notícia preocupante é que 20% levaram bomba na prova.
Continua depois da publicidade
As notas divulgadas neste ano são das provas realizadas pelos alunos que estavam terminando os cursos em 2012. Desta vez, somente cursos de áreas humanas, como administração, direito, comunicação e pedagogia, foram avaliados. Dos 67 cursos do Norte, quatro se destacaram, outros 15 também mandaram muito bem e conquistaram nota 4. Outros 35 – mais de 50% – ganharam nota satisfatória: 3.
Dos quatro cursos com nota máxima na região, dois são do Instituto Superior Tupy (IST), a agora UniSociesc, de Joinville. Administração ganha a nota máxima pela segunda vez consecutiva. Tecnologia em gestão de recursos humanos também levou o ouro para casa. Segundo o pró-reitor da universidade, Carlos Emílio Borsa, este é o resultado da capacidade e motivação dos alunos, aliados ao conhecimento que conquistaram na universidade.
Continua depois da publicidade
Além da UniSociesc, o curso de turismo da Faculdade Cenecista de Joinville também ganhou nota 5. O curso, no entanto, deixou de ser oferecido neste ano. Publicidade e propaganda da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Fameg) sobe ao pódio.
O que preocupa são os demais 13, o que corresponde a 20% do total dos cursos avaliados no Norte. Eles tiraram nota 2 no Enade, considerada não satisfatória. Estes cursos serão incluídos em um cronograma de vistoria e passarão por uma análise in loco do Ministério da Educação. Na região, nenhuma faculdade levou nota um ou zero.