Florianópolis foi o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros em 2018 para lazer. A informação foi divulgada em um estudo de Demanda Turística Internacional solicitado pelo Ministério do Turismo (MTur). Desde 2014 a Capital Catarinense ocupa a segunda colocação no ranking.
Continua depois da publicidade
Dos 39.811 turistas entrevistados, 17,1% colocaram Florianópolis como local preferido de visitação – 2,5% a menos que a pesquisa anterior.
Já quando o assunto são negócios, eventos e convenções, a Capital – única catarinense do ranking – é o oitavo município mais procurado do país, com 2,4%.
Outros três municípios do litoral Norte de Santa Catarina integram o ranking: Bombinhas, preferido por 6,4% dos turistas consultados; Balneário Camboriú, com 4,4%; e Itapema, com 3,4%.
Em Florianópolis, há projetos focados em ações internacionais para atrair turistas de diferentes nacionalidades da América do Sul. O presidente do Floripa Convention, Humberto Freccia Netto, cita o projeto Destino Floripa, que busca principalmente turistas da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Continua depois da publicidade
“Esta é uma forma de promover e divulgar a cidade para que não haja a dependência da visita de um único turista, o argentino”, diz Netto.
Em relação à face corporativa, a intenção da entidade é fortalecer a procura tornando a Capital um destino também para a realização de congressos de negócios e eventos corporativos, além do lazer.
Rio de Janeiro lidera o ranking
A capital carioca continua sendo o principal destino dos turistas internacionais, apontada por 29,7% dos entrevistados. A terceira posição do ranking é ocupada pelo município paranaense de Foz do Iguaçu, que faz divisa com o Paraguai.
Veja a classificação completa: